Curtas

0
475

Cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda estão participando da Fira Brasil, competição de robótica que é disputada em Juazeiro do Norte, no Ceará. Cada escola levou seu próprio time: Tecnobots (Walmir de Freitas Monteiro), Thunderbots (Espírito Santo) e Birdbots (João XXIII). Os jovens vão disputar as provas de Cabo de Guerra, Cliff Hanger, DRC Explorer e Missão Impossível. As três instituições terão equipes na categoria U14, sendo que as escolas Walmir de Freitas e Espírito Santo também participarão na categoria U19.
Os Tecnobots ainda conseguiram se classificar para a prova de Mídias, em que terão que produzir um relato audiovisual durante o evento, e a equipe que conseguir o maior número de visualizações ganhará pontos extras. Para apoiar os jovens volta-redondense, basta assistir ao vídeo quando ele for disponibilizado no canal dos Tecnobots no YouTube (https://www.youtube.com/ @TecnoBots-oj2hj)

Para aumentar o estoque e homenagear os voluntários que comparecem para doar sangue, o Hemonúcleo de Barra Mansa está participando da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. E, para marcar este período, o Hemonúcleo vai contar com uma decoração especial, além de oferecer diariamente um café da manhã aos doadores. “Quem realiza uma doação tem um papel extremamente importan- te para ajudar a salvar vidas. O que estamos fazendo é uma forma de agradecer aos voluntários por doarem o seu tem- po”, disse a coorde- nadora da unidade, Thaís Mendes.

O estado do Rio de Janeiro a partir de agora terá o programa “Hip-Hop nas escolas”. Pelo menos é o que prevê a Lei 10.180/23, de autoria dos deputados Dani Monteiro (Psol), Andrezinho Ceciliano (PT), Dionísio Lins (PP), Brazão (União) e Chico Machado (SDD), que já foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. O programa tem como objetivo promover a inserção dos elementos da cultura hip-hop no dia a dia das escolas estaduais, estimular o interesse e produção dos estudantes, diminuir a evasão escolar, promover a troca de experiências entre estudantes, professores e artistas, e a integração da cultura negra e margina- lizada. A norma prevê que para a implementação do programa poderão ser ministrados cursos de seis meses sobre a cultura hip-hop e seus elementos, com aulas semanais para cada elemento, tratando não só das artes, mas da economia criativa que circunda a cultura e a história do movimento no Brasil e no mundo.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Cosenza, esteve na inauguração das novas instalações dos Postos de Atendimento Regionais do Crea-RJ em Volta Redonda e Barra do Piraí. Os espaços foram totalmente modernizados, possibilitando maior conforto e melhor prestação de serviços aos
profissionais da região. O Posto de Atendimento do Crea em Volta Redonda está localizado na Rua 21, número 48, na Vila, e funciona com atendimento presencial de segunda a sexta, das 8 às 12h30min e das 13h30min às 17 horas.

O segundo semestre sempre reserva novidades para os alunos que estão concluindo o ensino médio nas unidades da Faetec. Em Volta Redonda, um grupo de estudantes do 3o ano do curso Técnico em Informática, levando em conta as experiências de familiares e amigos com o uso da bilhetagem eletrônica, desenvolveu o Easy Pass, um sistema de cartões de passagem on-line que tem o objetivo de dinamizar o processo que hoje existe na cidade. “Fizemos uma pesquisa e percebemos a insatisfação do público com as filas e com um processo que pode ser feito de forma on-line, porque, atualmente, o atendimento é feito presencialmente e a recarga só pode ser feita em dinheiro. A criação do site permite que o usuário possa saber o saldo do cartão, fazer recargas e tirar dúvidas sem que haja necessidade de ir ao posto de atendimento, otimizando o tempo e reduzindo as filas”, explicou Tamires, de apenas 17 anos, integrante da equipe Blue Five, formada por Suzi Paz, Rafael, Marius, João Marcelo e Igor. Atualmente, o site está em teste com as seguintes opções de navegação: rotas de ônibus da região, extratos de recarga, saldo e histórico de viagens.

Matheus Gattás, presidente da Aciap-BM, é o novo presidente do Codec-BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa). Ele foi eleito por aclamação e terá ao seu lado Gleidson Kelman Bragança Gomes como vice-presidente, Douglas Maia Carvalho, como 1o secretário, Lilian Panizza Ferreira, como 2o secretária e Leonardo Ramos de Oliveira, como tesoureiro. “Estamos num momento importante, principalmente com a criação da Companhia de Desenvolvimento e a implantação do Condomínio Industrial, uma realidade que Barra Mansa vive hoje. A inserção do Codec-BM nesse contexto é fundamental para o desenvolvimento da cidade, realizando a união e construindo um bom relacionamento entre as entidades de classe e o poder público”, disse ao ser eleito.