Cursos de Informática e Internet gratuita

Os Telecentros Comunitários, mantidos pela prefeitura de Volta Redonda, têm feito o papel de facilitar o acesso da população aos meios digitais. E cerca de três mil pessoas andam utilizando, todo mês, as cinco Lan Houses públicas espalhadas pela cidade do aço: no Retiro, na Biblioteca Municipal e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Caieiras, Nova Primavera e Água Limpa. Além disso, os Telecentros oferecem cursos de informática básica gratuito em 24 salas de aula.
O Gestor do Projeto, Gustavo Frazão, explica que os usuários utilizam as lan houses para confecção/criação e impressão de trabalhos escolares, currículos, navegação em sites e pesquisas diversas. “Há um limite de três impressões por usuário, sendo que para trabalhos escolares e currículos há exceções”, comentou Gustavo.
Nos cursos de Informática Básica, segundo ele, os alunos têm uma Introdução à Informática, Word, Excel, Power Point. São vinte e três salas localizadas no Cras de alguns bairros da cidade e uma localizada dentro do CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), com aulas específicas para cada usuário e tipo de deficiência. Ao todo, são 596 alunos frequentes utilizando as salas de aula e fazendo o curso oferecido através da secretaria Municipal de Ação Comunitária.
O secretário da pasta, Marcus Vinicius Convençal, informou que, para se matricular, o aluno deve procurar o Cras mais próximo de sua residência e verificar se lá possui Telecentro. “Sugerimos uma idade mínima de 10 anos e/ou ser alfabetizado para o aluno conseguir acompanhar as aulas. Para o interessado que queira apenas se atualizar, deverá comprovar que já possui o conhecimento e neste caso específico poderá escolher o módulo desejado ou o curso por completo”, explicou.

Deixe uma resposta