sexta-feira, outubro 11, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

A Fundação Oswaldo Aranha, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, promoveu na quarta, 20, a palestra ‘Aedes aegypti e a Transmissão de Arboviroses – Como Combater’ para 83 funcionários do campus da FOA em Três Poços, sobre prevenção à dengue, zika e Chikungunya. O encontro contou com a participação do presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Juliano de Sá, e foi dividido em parte teórica, minis- trada pela coordenadora Janaína da Soledad Rodrigues, e ações práticas, com as equipes da Vigilância Sanitária municipal vistoriando diversos locais do campus.

No último dia 11, a Legião da Boa Vontade entregou cestas de alimentos não perecíveis a milhares de famílias em vulnerabilidade social e em risco alimentar, por meio da tradicional campanha ‘Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!’. Em Volta Redonda, a doação foi para a secretaria de Assistência Social do Município e a distribuição será feita pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A prefeitura de Barra Mansa fez a entrega, na noite de segunda, 18, dos diplomas de agentes Comunitários de Saúde e agentes de Combate às Endemias a 74 alunos que concluíram o curso técnico de ‘Saúde com Agente’. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima; do secretário de Governo, Luiz Furlani; e da vereadora Paola Sapede. “Esse curso tem por objetivo formar os profissionais que atuam no município, visando melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária. Atualmente, Barra Mansa possui mais de 300 ACS e ACE, que também terão a oportunidade de passar pelo curso, que terá turmas em 2024, 2025 e 2026. A formação é opcional, realizada fora do horário de trabalho e é um diferencial para futuros processos seletivos, pois conta como pontuação extra”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, Juliana Russi.

O segundo andar do novo prédio da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, na Voldac, começou a ser erguido. Com R$ 3,6 milhões de investimento, um novo espaço vai poder melhorar o atendimento dos 71 alunos da unidade, divididos entre estudantes cegos, com baixa visão e deficiência múltipla (deficiência visual associada a outras deficiências).
O projeto da nova escola prevê três andares, sendo que os dois primeiros terão salas de estar, de estimulação precoce e visual, avaliação, informática, música, alfabetização, apoio e da Direção e Secretaria. O prédio contará também com refeitório,
banheiros para funcionários e alunos (incluindo acessibilidade), elevador, cozinha, despensa, depósito, auditório e biblioteca, entre outras áreas. “Foi necessária a demolição da estrutura antiga e a preparação do terreno para que uma nova edificação pudesse ser erguida no local. O novo espaço vai abrigar desde salas para as atividades, refeitório, banheiros, até o jardim sensorial no terceiro andar, além do subsolo, onde terá a garagem”, explicou a arquiteta da secretaria de Educação, Tânia Burger.
No terceiro pavimento será criado um Jardim Sensorial, espaço que será destinado para trabalhar a exploração sensorial, oferecendo aos estudantes a oportunidade de explorar diferentes texturas, cheiros e sabores de diversas partes das plantas. O terceiro andar terá ainda outros espaços, como área de fisioterapia, de circulação, além de depósitos e banheiro com acessibilidade.

Integrantes da Orquestra de Cordas de Volta Redonda e Coro Infantoju-venil, participantes do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, fizeram uma apresentação especial de
Natal na tarde de terça, 19, para os pacientes internados no Hospital São João Batista. Com regência da maestra Sarah Higino, as orquestras de violinos e violas, acompanhadas pelo Coro Infantojuvenil, os músicos e cantores interpretaram diversas músicas na unidade. “É muito importante para nós que os jovens conheçam outros espaços, incluindo um lugar como o São João Batista. Eles fizeram a apresentação nos corredores em frente aos locais onde os pacientes estão internados, incluindo o setor de pediatria”, adiantou o diretor do HSJB, Sebastião Faria

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp