sexta-feira, outubro 11, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

A Fundação Oswaldo Aranha e o Centro Universitário de Volta Redonda decretaram luto oficial de cinco dias, a contar de terça, 27, em virtude da morte de Antônio de Almeida Neto (foto), que era conselheiro-curador da FOA. “A certeza de que o seu profissionalismo, competência, dedicação e carinho estarão sempre presentes na memória de todo o corpo social da FOA/UniFOA”, diz o texto da portaria de nº. 058/22. No documento, foi destacado também que “durante o exercício dos seus mandatos como conselheiro-curador, com a sua expertise no ramo empresarial, Antônio de Almeida contribuiu de forma significativa para o crescimento da Instituição de Ensino, apoiando irrestritamente os projetos de desenvolvimento apresentados pelo Conselho Diretor”.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, declarou que ficou “muito consternado pela perda do grande amigo”, e ele e os demais membros da instituição, bem como professores e funcionários, se solidarizaram com os familiares e amigos de Antônio de Almeida Neto.

A CSN Cimentos Brasil conquistou a nona colocação no ranking das melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, subindo uma posição em relação ao ano passado. O resultado foi divulgado pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) na última segunda, 19. O prêmio destaca as 75 empresas vencedoras, entre 171 concorrentes, todas certificadas pela GPTW em 2022. O anúncio, mais que especial, foi feito em evento presencial, após dois anos celebrando remotamente devido à pandemia de Covid-19.
“Mais uma vez, estamos entre as dez melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro! Este ano, atingimos uma nota ainda maior na pesquisa em relação a 2021. Mais do que um título, essa certificação é resultado dos nossos esforços para proporcionar um excelente ambiente de trabalho, em que os funcionários se sentem valorizados e confiantes. Acreditamos que isso impacta diretamente nos resultados positivos do negócio. Com os melhores profissionais, motivados e orgulhosos de fazer parte do nosso time, a companhia atinge suas metas com mais eficiência”, destacou Juliana Andrigueto, diretora de Gente e Gestão e Comunicação da CSN Cimentos Brasil.

Olha que legal. O Colégio Washington Luiz, localizado na Saudade, em Barra Mansa, passou a contar com uma biblioteca de mangás para serem utilizados por seus alunos. A ação já conta com cerca de 1000 exemplares de livros, biografias e mangás, sendo frutos de doações de terceiros para promover a interação e atenção dos estudantes. A diretora da unidade, Géssika Belan, destacou a infraestrutura que o colégio oferece para seus alunos e elogiou o projeto, que funciona desde 2018. “É uma forma que encontramos de aprofundar cada vez mais o desenvolvimento de nossos estudantes, baseando-se na leitura”, destacou.

 


No mês dedicado à conscientização da doação de órgãos e tecidos, conhecido como ‘Setembro Verde’, o Hospital Santa Cecília deu um passo importante para contribuir com a redução da fila de espera por um transplante de córnea. Enfermeiros da instituição participaram de uma formação em “enucleadores de globo ocular”, com aulas teóricas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) e treinamento prático no Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC). Hoje, o estado do Rio tem uma fila de espera para transplante de córnea com mais de 2 mil pessoas.

 

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) de Volta Redonda está com inscrições abertas para alunos de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que queiram concluir o Ensino Fundamental (até o 9º ano). Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de outubro, sendo que as aulas acontecerão das 18h30min às 22 horas, no Colégio Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso terá duração de 18 meses e vai oferecer qualificação profissional (Administração), aulas de informática e transporte. As inscrições podem ser feitas em três locais: na secretaria de Educação, à Rua Santa Helena, 22, em Niterói, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas; no Colégio Delce Horta Delgado (Rua Luiz Alves Pereira, 76, Aterrado), de segunda a sexta, das 18 às 21h30min; e nos Cras dos bairros, apresentando a cópia da identidade, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Também é preciso apresentar o original do Histórico Escolar e levar duas fotos 3×4.

Para provocar uma competição esportiva entre os idosos, as Olimpíadas e Paraolimpíadas da Melhor Idade poderão ser implementadas por todo o estado do Rio. A autorização está no Projeto de Lei 4.560/21, de autoria do ex-deputado Ronaldo Anquieta, que a Assembleia Legislativa aprovou, em segunda discussão, na quinta, 22. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la. O evento deverá ser realizado preferencialmente em outubro, na Semana Internacional do Idoso, em todo o estado, com jogos nas modalidades bocha, xadrez, truco, jogos de dama, sinuca e dominó – além de esportes com esforço físico. Durante a realização das olimpíadas e paraolimpíadas, serão oferecidos cursos e palestras sobre orientações para promover uma melhor qualidade de vida.

A secretaria da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda realizou na segunda, 26, Dia Nacional do Surdo, a entrega simbólica de carteirinhas de identificação para deficientes auditivos ou surdos da cidade do aço. Ao todo, 17 pessoas receberam o documento, que deve ser entregue a 290 inscritos na SMPD. O objetivo é facilitar, principalmente, o atendimento em saúde, de surdos do município. A entrega foi feita no gabinete do prefeito Neto. O documento de identificação conta com o nome, endereço, tipo sanguíneo e deficiência, número do cartão do SUS, entre outras informações. A carteirinha vai funcionar em conjunto com a capacitação de funcionários públicos no atendimento às pessoas com deficiência auditiva ou surdas.
“Volta Redonda tem avançado a cada dia, graças à iniciativa do Washington Uchôa. É motivo de muito orgulho para nós contarmos com uma secretaria que trata com carinho as pessoas com deficiência. Pretendemos avançar muito mais, com a construção de uma sede própria, mais dois ônibus adaptados para poder melhorar o atendimento a vocês. Agradeço a vocês por acreditarem no nosso projeto”, afirmou Neto aos presentes. O vereador licenciado Washington Uchôa devolveu o elogio. “O senhor e essa sensibilidade que tem com todos, em especial as pessoas com deficiência, fazem a diferença. Para nós é um dia muito feliz, pois isso vai ajudar muito no dia a dia dessas pessoas com deficiência auditiva”, disse Uchôa.
A entrega das carteirinhas contou com a participação dos intérpretes de Libras Douglas Vilas, Jairo Nunes, as professoras Sandra Duarte e Juliane Brizola, além da coordenadora do curso de Língua Portuguesa Através de Narrativas, destinado às pessoas surdas, Eliete Guimarães. Os vereadores Paulinho AP e Vampirinho também estiveram presentes.
Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp