Coluna Social

homenagem-cubanos-mais-medicos-21-12-16-32

Mais Médicos – Os participantes do programa federal ‘Mais Médicos’ em Volta Redonda – oito cubanos e uma brasileira, formada em Cuba – receberam uma homenagem da secretaria de Saúde na tarde de quarta, 21, no gabinete do prefeito Neto. Marta Magalhães, titular da pasta, explicou que o programa federal tem regras, que preveem a mudança das equipes de três em três anos. “Vocês (médicos) vieram no 5º ciclo do programa, com a expectativa de mudança em fevereiro. Não poderia deixar de marcar o nosso orgulho de tê-los aqui. Vocês vivenciaram uma relação estreita com a comunidade, que aprovou o trabalho de vocês”, disse. Os médicos receberam um certificado e um mosaico com a bandeira do Brasil, feito pelos alunos do Capd (Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência). 

Neto chegou a lembrar que houve reação contrária de alguns médicos quando foi anunciado que Volta Redonda receberia o ‘Mais Médicos’, mas que os profissionais cubanos deixaram um exemplo para a cidade. “Quando da vinda de vocês, alguns médicos se manifestaram abertamente contra, e nós não sabíamos por quê. Depois vimos que vocês deram um exemplo de profissionalismo no atendimento, que antes não existia. Nos sentimos muito honrados, vocês foram uma referência, e nunca ouvi nenhum morador de Volta Redonda reclamar do atendimento de vocês, muito pelo contrário. Nós acreditamos no SUS e na Saúde Pública, que funcionam quando feitos com seriedade”, disse. “Queríamos que vocês ficassem eternamente, e esta não é a vontade do prefeito de Volta Redonda, mas da população da cidade. Obrigado por tudo que vocês fizeram por nossa população”, pontuou Neto.

Fernández Gonzáles agradeceu a Neto pela oportunidade da trabalhar no Brasil.
“Eu tinha um sonho de trabalhar no Brasil, e realizei este sonho. Primeiro tenho que agradecer a Deus pela oportunidade, depois ao prefeito, por ter abraçado o programa. A experiência foi muito boa, conhecer outras pessoas, outra cultura. O acolhimento da população também foi muito bom”, disse Gonzáles, afirmando ainda que o tratamento diferenciado foi notado pela população. “A nossa proposta de atendimento, onde sentamos lado a lado com o paciente, fazemos uma escuta ativa e nos tornamos como a família do paciente, para que ele possa nos contar mais detalhes, facilitando o diagnóstico, é um diferencial que a população reconhece. Conseguimos resolver as demandas dos pacientes, e isso nos gratifica muito. Me sinto muito realizado”, disse.

 

Retrospectiva especial – O G1 preparou uma página especial sobre a retrospectiva do ano. E até sexta, 30, o portal de notícias vai publicar um tema sobre política, economia, memes, cultura pop, bizarrices e frases que revelam as peculiaridades do ano que se encerra em menos de uma semana. O especial pode ser acessado pelo link http://especiais.g1.globo.com/retrospectiva/2016/.

Matrículas na Fevre – A Fundação Educacional de Volta Redonda convoca os responsáveis pelos alunos classificados no processo seletivo para ingresso no Ensino Médio matutino em 2017 a procurarem a secretaria do colégio onde vão estudar para realizar a matrícula até o dia 8 de fevereiro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
Os documentos exigidos são: 4 fotos 3×4 recentes; certidão de nascimento (cópia e original); comprovante de residência (cópia); histórico ou declaração de conclusão do 9º Ano do Ensino Fundamental (sem dependência). Importante: quem deixar de efetuar a matrícula no período informado, sob qualquer alegação, perderá o direito à vaga, que será oferecida ao próximo candidato da lista de classificação.

O Pré-Vestibular Social, da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), está com inscrições abertas até 16 de janeiro de 2017. São oferecidas 11.310 vagas para os 52 polos de estudo, localizados em 36 municípios, beneficiando todas as regiões do Estado do Rio. O Pré-Vestibular Social é voltado para quem não tem condições de pagar por um curso preparatório e que, em 2017, estará no último ano do Ensino Médio ou já o tenha concluído. A escolha dos alunos é feita por meio de uma seleção socioeconômica. As inscrições serão recebidas pelo site www.cederj.edu.br/prevestibular.

Volta Redonda ganhou a partir de quarta, 21, uma Feira de Produtores Orgânicos, com produtos certificados, livres de agrotóxicos, que acontecerá todas as quartas-feiras, das 17h30min às 20h30min, na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal, na Vila.    Todos os produtos vendidos na feira recebem um “selo” de órgãos – públicos ou privados – garantindo que os produtores cumprem as normas para a agricultura orgânica, onde é vedado, por exemplo, o uso de agro-tóxicos e fertilizantes químicos, entre outros produtos potencialmente prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente.    

A Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) já está funcionando na Rua 16, nº 101, na Vila, local onde já funcionou a biblioteca municipal. A nova sede foi batizada de Hemendelff Leal, comerciante do Retiro. No local também vai funcionar o Instituto Ideais. O prefeito Neto disse que a ideia de dar nome à coordenadoria de Hemen-delff foi dele e surpreendeu até mesmo a coordenadora Myriane. “Eu tenho hoje três momentos de felicidade com esta nova sede. Primeiro é a parceria com o Ideais, porque sei do trabalho importante e a luta da Dra. Neuza Jordão. Em segundo lugar é a conquista deste local, que é um ganho muito justo e por ficar em um local central da cidade. E por último, por poder ter a oportunidade de homenagear uma pessoa que era muito dedicada à família. Obrigado aos familiares”, disse.
        
Antes de passar o bastão para Samuca, o prefeito Neto entregou na manhã de sexta, 16, mais uma área de lazer reformada para a população. Desta vez, os beneficiados foram os moradores do Conforto, que receberam o campo de grama sintética Malvina de Souza, que fica anexo à Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, na Rua 235. Mais tarde, entregou a obra de reforma e urbanização da Praça São Paulo e Área de Lazer Elzira Damasceno de Freitas, em Niterói. A praça localizada na Rua Santa Júlia, s/nº, passou por uma limpeza geral, poda de árvores, pintura dos bancos e mesas, e ganhou ainda um quiosque com quatro mesas de xadrez e 14 banquinhos, com um investimento total de R$ 40.906,22.

Horário integral  – A partir do ano que vem, 36 escolas de 26 municípios, sendo 25 deles os famosos Brizolões (Cie-ps), vão oferecer Ensino Médio em tempo integral, voltado ao ensino do Empreendedorismo. As matrículas deverão ser feitas, entre os dias 26 de dezembro e 9 de janeiro, nas próprias escolas. Na região, as unidades que farão parte do programa estão localizadas em Barra do Piraí (Ciep 310), Barra Mansa (Ciep 292), Volta Redonda (Ciep 484), Rio Claro (Ciep 296), Resende (Colégio Estadual Antonina Ramos Freire) e Pinheiral (Ciep 291)

inaug-cam-diocelio-da-silva-20-12-16-8

Os moradores do Aero Clube ganharam um novo Centro de Atividades Múltiplas (CAM), batizado de Diocélio da Silva, localizado na Rua Capitão Maurício de Medeiros, anexo à quadra de esportes do bairro. O CAM funcionará em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Voldac, que foi inaugurado há dois meses e vai atender a toda a comunidade do bairro Aero Clube.

Deixe uma resposta