Coluna Social

0
397

A professora Ana Paula Cunha Pereira, docente dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde do UniFOA, representou a instituição e o Brasil na Conferência Anual da Leisure Studies Association, realizada na York St. John University, no Reino Unido. No evento, apresentou um capítulo de sua autoria no livro Research Handbook of the Sociology of Leisure (Manual de Pesquisa em Sociologia do Lazer), publicado pela editora Edward Elgar Publishing.
A obra da qual Ana Paula faz parte será lançado no final do ano, reúne 33 capítulos de autores de várias partes do mundo, discutindo como o lazer, o ócio e a indústria do entretenimento se relacionam com dinâmicas sociais, inclusão e exclusão. Seu capítulo, intitulado “Leisure, Resistance Movements and Marginalised Youth: 30 Years of the Cultural Group AfroReggae, a non-governmental organisation in Rio de Janeiro, Brazil” (Lazer, movimentos de resistência e juventude marginalizada: 30 anos do grupo cultural AfroReggae, uma organização não governamental do Rio de Janeiro, Brasil), surgiu a partir de um convite feito pelos organizadores Karl Spracklen, Brett Lashua e Felice Yuen.
Segundo Ana Paula, a escolha do tema foi orientada por três pilares: abordar o lazer em interface com a desigualdade social, dar visibilidade à realidade urbana do Rio de Janeiro e articular o conteúdo com as disciplinas que leciona no UniFOA. “O mais gratificante foi representar, além da nossa instituição, o meu país em uma mesa internacional tão qualificada. Foi um momento de grande responsabilidade e orgulho profissional”, destacou.
Na foto, Ana Paula, ao centro, aparece ao lado de Brett Lashua (University College London, UK) e Felice Yuen (Concordia University, Canadá), editores do Research Handbook of the Sociology of Leisure”.

Ontem, sexta, 15, dia da Assunção de Nossa Senhora, a plataforma de streaming “CN Plus” celebrou dois anos. Nesse ambiente, a Canção Nova disponibiliza gratuitamente um acervo com mais de 10 mil conteúdos de evangelização em formatos de programas, séries, filmes, documentários, transmissões ao vivo, homilias e palestras dos seus eventos. E para tornar a data ainda mais especial, a plataforma traz vários lançamentos no decorrer do mês de agosto, entre eles: clipes musicais dos missionários Pitter Di Laura e Elias Júnior; documentário “Caminho de Cedro – A história do Padre Ibiapina”; e o Especial com os bastidores do filme “São Gabriel”. O aplicativo CN Plus pode ser baixado no Smartphone ou na Smart TV, e ainda ser acessado pelo site: cnplus.cancaonova.com.

Dois irmãos, diagnosticados com uma doença renal crônica de origem genética, foram submetidos com sucesso ao primeiro transplante renal pareado do Estado do Rio. O procedimento, realizado no Hospital Unimed Volta Redonda, só foi possível graças a um gesto emocionante de solidariedade: duas doadoras próximas aos pacientes, mesmo sendo incompatíveis com seus receptores próximos, participaram de uma doação cruzada de rins.
O médico nefrologista e coordenador do serviço de transplante renal da unidade hospitalar, Pedro Túlio, explicou que os pacientes eram diagnosticados com rins policísticos: “O transplante era a única alternativa para garantir qualidade de vida. Por se tratar de um transplante pareado, foi necessário obter autorização judicial e a aprovação do comitê de ética do hospital. Além disso, as cirurgias precisaram ser realizadas no mesmo dia”, explicou.

A prefeitura de Volta Redonda está aceitando inscrições para o IIº Seminário de Conscientização do Processo de Amamentação, que ocorrerá no próximo dia 26, das 12 às 19 horas, no Teatro da Fevre no Laranjal. O evento quer promover a conscientização sobre a importância da amamentação, oferecendo atualizações para os profissionais da saúde e sensibilizando a comunidade sobre os benefícios desse processo tanto para as mães quanto para os bebês.
O seminário começará com uma palestra sobre o “Papel do Estado na Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação no Rio de Janeiro”, que será conduzida pela médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, da SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro). Em seguida, Jussara Moreira de Oliveira, enfermeira especialista em Saúde da Família e da Comunidade, abordará a “Orientação sobre o Processo de Amamentação no Período Gestacional”, destacando a importância do suporte à gestante e o preparo para a amamentação antes do nascimento do bebê.
A gerente de enfermagem do Hospital São João Batista, Glauciléia de Souza Arbach, fará uma palestra sobre “Cuidados com as Lesões Decorrentes do Processo de Amamentação”, onde ressaltará a importância de um acompanhamento especializado durante o processo de amamentação, especialmente no que diz respeito às lesões que podem ocorrer nos mamilos.
Outro destaque será a palestra de Thais Junqueira Ferraz Villela, médica-pediatra do HSJB, que falará sobre a “Importância da Colostroterapia para Recém-Nascidos em UTI Neonatal”.
O seminário também discutirá o papel essencial dos Bancos de Leite Humano, com a participação de Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano, e André Luiz Baptista Reis, coordenador do Banco de Leite do HSJB. A inscrição está aberta e pode ser realizada pelo link https://forms.gle/p5LYSzrm3EyT3FJx6. As vagas são limitadas e para participar, é solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do governo Furlani promoveu na terça, 12, uma programação especial voltada à Melhor Idade. Após um momento de confraternização, com café da manhã especial no Cras São Pedro, levou 24 idosos para uma viagem cultural de dois dias a São Lourenço (MG). O passeio, inspirado nas viagens da Terceira Idade do governo Neto, prefeito de Volta Redonda, incluía visita ao parque da cidade, almoço especial, participação em feiras culturais e degustação da gastronomia local. A titular da pasta e primeira dama de Barra Mansa, Joseane Ricarte, reforçou o cuidado da gestão municipal com a terceira idade. “Cuidar dos nossos idosos é cuidar da história e da memória da cidade. Momentos como este fortalecem vínculos, promovem a saúde emocional e mostram que o envelhecimento pode ser ativo, com alegria e participação social”, destacou.
Foto: Gabriel Borges

A Ilha São João está sediando neste final de semana, a 30ª edição do Encontro de Veículos Antigos e Fora de Série da cidade do aço, evento que é organizado pelo Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda e que reúne antigomobilistas do Brasil, que exibem seus clássicos sobre rodas com pelo menos 25 anos de fabricação. O evento oferece ao público praça de alimentação, mercado de pulgas, memorabília, espaço kids e shows, entre outras atrações culturais. A entrada é feita com a doação ‘voluntária’ de dois quilos de alimentos não perecíveis.
Hoje, sábado, os portões serão abertos às 9 horas, com abertura oficial do evento às 10h30min, quando será feita uma homenagem a Dona Munira, mãe do prefeito Neto e do deputado estadual Munir Neto. Na parte da tarde, haverá apresentações da banda Nacional Rock Blues (15h), do Tributo a Creedence ClearWater Revival (17h), Ranieri e Banda de Volta (19h) e Banda Êxtase (20h).
Amanhã, domingo, os portões também serão abertos às 9horas, e logo depois, às 10 horas, a atração musical será o Samba do Abacateiro. Ao meio-dia acontece o desfile dos melhores clássicos pela Ilha de São João. A banda Placa Preta fará show às 13 horas seguida pela Puro Malte. O encerramento do encontro será às 16 horas.