Foto: Paulo Dimas
Na quarta, 15, a Guarda Municipal de Barra Mansa promoveu mais uma ação social. Foi na Casa Rosa, no Centro, onde a corporação entregou cerca de 500 quilos de alimentos para serem utilizados nas refeições servidas a mais de 3.500 pessoas que passam diariamente pela instituição, que realiza um trabalho voluntário de acolhimento a pacientes com câncer atendidos pelo Oncobarra, da Santa Casa de Barra Mansa. O major Daniel Abreu, secretário da Ordem Pública de Barra Mansa, lembrou que a pasta se coloca à disposição para auxiliar a população em suas necessidades. “A Guarda Municipal de Barra Mansa tem sempre esse cuidado com o próximo. Atuando com o serviço público, nos deparamos com situações que sensibilizam e nos tocam. Pelo segundo ano, promovemos essa ação que visa dar um alento e fortalecer as pessoas neste momento delicado em que vivem. Estamos à disposição da Casa Rosa para ajudar no que for necessário”, disse. A presidente e fundadora da Casa Rosa, Márcia Cristina Ramos, agradeceu as doações. “Temos satisfação em ver que uma instituição tão importante para a sociedade, como a Guarda, se compadece com a situação do outro. Quando você traz um alimento, significa que está se colocando no lugar da outra pessoa”, pontuou, informando que a Casa Rosa está localizada na Rua Santos Dumont, 182, no Centro. E aceita doações diversas. Mais informações pelo WhatsApp (24) 99815-0999.
A partir de março, em data ainda a ser definida, o Palácio 17 de Julho, por meio de uma parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência e da Fundação Beatriz Gama com a Associação ArfloreSer – Autismo em Rede Volta Redonda, vai oferecer cursos profissionalizantes para famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A ideia, segundo Washington Uchôa, titular da secretaria, é ampliar a renda dessas famílias que, normalmente, vivem do Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). “Acredito que os cursos da FBG podem modificar a realidade dessas famílias positivamente. É a oportunidade para aprender uma profissão que permite o empreendedorismo. Essas pessoas têm dificuldade em trabalhar fora de casa, por conta do horário incompatível com as demandas dos filhos”, explicou Uchôa. O presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira, adiantou que os cursos serão gratuitos. “A intenção é que o aluno saia do curso e já consiga empreender, prestar serviços ou tocar o próprio negócio. Gerar resultado rápido”, disse, garantindo que vai reservar vagas para os associados da ArFloreSer que estejam interessados. Cabeleireira, confeitaria, depilação e design de sobrancelhas, manicure, ornamentação com bolas, corte e costura e mecânica de autos são alguns dos cursos oferecidos e a ideia é que os candidatos façam as aulas no período em que os filhos estão na escola. A presidente da ArFloreSer, Elaine Paixão Baptista da Silva, mostrou interesse no curso de design de sobrancelhas. “Desde que meu filho, que hoje tem nove anos, foi diagnosticado com autismo, não trabalho fora de casa. Vejo nessa especialidade a oportunidade de trabalhar com agendamento, vou poder encaixar clientes de acordo com os horários que tenho disponível”, pontuou. “Todas as famílias que participam da ArFloreSer têm essa dificuldade de conseguir um emprego formal por conta dos cuidados demandados pelos filhos autistas ou com TDAH”, ressaltou. As famílias que se interessarem em fazer os cursos profissiona-lizantes da Fundação Beatriz Gama terão uma reunião marcada para a próxima terça, 21, na sede da SMPD à Av. 17 de Julho, nº 20, no Aterrado.
A Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), promove, neste domingo, 19 de janeiro de 2025, o Kairós “Mais Saúde”, com palestras do cardiologista Roque Savioli, médico assistente do InCor (Instituto do Coração – SP) e da nutricionista clínica funcional Gisela Savioli. O evento acontecerá no espaço Rincão do meu Senhor, e a entrada é gratuita. A programação começa às 8h, com dois momentos de espiritualidade: Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 9h30 e missa no Santuário do Pai das Misericórdias, às 15h, presidida pelo padre Wagner Ferreira, presidente da Comunidade Canção Nova. Hoje, sábado, 18, a partir das 16 horas, a Fanfarra dos Ex-alunos da ETPC vai se apresentar na praça em frente à escola. Será a primeira apresentação de 2025 e, na oportunidade, a fanfarra vai apresentar os equipamentos que adquiriu graças à Lei Paulo Gustavo. Quem for à praça que não se assuste com as obras que estão sendo feitas no espaço pelo Grupo VR, empresa contratada pela prefeitura de Volta Redonda. Quem conhece o projeto garante: a Praça da ETPC voltará a ser a mais bonita da cidade do aço. E cheia de novidades para a criançada, com brinquedos novos, e para os skatistas, que terão uma área nobre para a prática do esporte. Aguardem! A Secretaria de Meio Ambiente e D e s e n v o l v i m e n t o Sustentável de Barra Mansa convoca a população para a 10ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada no dia 22 djaneiro, a partir das 8 horas, no Parque Natural Municipal de Saudade. No evento, serão eleitos os delegados que representarão Barra Mansa na etapa estadual da Conferência de Meio Ambiente, que, por sua vez, selecionará aqueles que irão para a etapa nacional. Além disso, o encontro irá discutir e formular dez propostas alinhadas aos cinco eixos temáticos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente. A programação está disponível no link barramansa.rj.gov.br.
Na quarta, 15, o prefeito Luiz Furlani foi e m p o s s a d o como presiden- te da 129ª Junta de Serviço Militar, sendo apresentado ao 1º Sargento, Wagner Bernardo do Carmo, que assumiu recentemente o posto de chefe de instrução do Tiro de Guerra de Barra Mansa. O Tiro de Guerra, que funciona no Parque da Cidade, conta com 40 jovens incorporados.
A prefeitura de Barra Mansa iniciou o planejamento do Carnaval 2025, que neste ano será realizado na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro. Na quarta, 15, o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, se reuniu com os principais responsáveis pela área de segurança no município para alinhar as ações relacionadas ao evento. A programação terá início na sexta, 28 de fevereiro, e seguirá até terça, 4 de março. “A novidade deste ano é a mudança de local, determinada pelo prefeito Furlani, já que serão minimizados os impactos no trânsito e nos serviços essenciais oferecidos à população, como os de saúde. Teremos shows de artistas locais e nacionais, que irão se apresentar em um palco montado na Avenida Roosevelt Brasil, na altura do Viaduto Didácio de Souza Fonseca, em frente à prefeitura. Teremos os tradicionais desfiles de blocos e matinês todos os dias”, garantiu Marcelo Bravo.