Capelania Hospitalar de Natal

natal-1_cor

Na segunda, 19, o saguão e as enfermarias do Hospital do Retiro pararam para assistir mais uma edição da Capelania Hospitalar de Natal, que contou com a participação da Orquestra de Violinos de Volta Redonda, sob a regência da maestrina Sarah Higino. Ao todo, 44 jovens e professores tocaram clássicos  populares e canções natalinas, alegrando pacientes, visitantes e funcionários. O evento foi coordenado pela capelã Cláudia Leonardo e sua equipe que, juntamente com o musical, visitaram todos os leitos da unidade oferecendo conforto, consolo e apoio espiritual. A diretora geral do HR, Márcia Cury, aproveitou e distribuiu brindes e cartões de felicitação para todos os pacientes e funcionários.

O objetivo, segundo Márcia, foi o de levar o espírito de Natal aos pacientes internados, adultos, crianças, além de oferecer um momento de descontração e interação dos funcionários da unidade médica e acompanhantes dos pacientes”. “O Hospital do Retiro é o primeiro do Sul Fluminense a realizar este trabalho de Humanização da Capelania Hospitalar de Natal com um grupo de voluntários”, disse Márcia, acompanhada por um personagem vestido de Papai Noel.

Humanização
O projeto de Humanização do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que realiza o acolhimento à beira do leito. As atividades contam com o apoio dos Contadores de Histórias, além dos profissionais especializados em assistência social e psicológica. A equipe de capelães voluntários foi oficialmente implantada em 29 de novembro de 2014, contando com o apoio de dois capelães titulares e outros oito voluntários, que cumprem plantões semana.

Deixe uma resposta