Até prova em contrário, a última foto que se tem ideia, reunindo o deputado federal Deley de Oliveira (PTB) e o ex-prefeito, ex-vereador e ex-deputado federal Paulo Baltazar (PDT), data de 2007. Onze anos já se passaram e os dois nunca se bicaram. Mas, a inimizade pode estar por um fio. Prova é que, segundo uma fonte, Deley e Baltazar trocaram duas horas de papo, na tarde de segunda, 14, no gabinete do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. Pena que o encontro, improvável e inusitado, não foi registrado por nenhum fotógrafo da prefeitura e nem por testemunhas, que certamente estavam ‘armadas de possantes celulares’.
Foi um “encontro ao acaso”, disse Rodrigo Drable ao ser entrevistado pelo aQui. ‘Nos arrume uma foto’, pediu o repórter, recebendo a seguinte resposta do prefeito de Barra Mansa: “Nem pensei em fazer foto”, disse. Se alguém fez ou não a foto, isso não importa muito. O que vale é que os três políticos conversaram durante duas horas. Das 14h30min até às 16h30min. E a reunião fortuita foi justificada por Rodrigo da seguinte forma: “Os dois são meus amigos. Apenas estou promovendo uma aproximação de pessoas que estavam distantes”, pontuou.
A busca da ‘reapro-ximação’ se justifica. Deley e Baltazar são inimigos políticos há pelo menos duas décadas e o pivô dos quiproquós entre eles tem nome e sobrenome: Antônio Francisco Neto (MDB), que deixou o Palácio 17 de Julho, hoje ocupado por Samuca Silva (Podemos), no último dia 31 de dezembro de 2017. Deley, como todos sabem, vai tentar se reeleger à Câmara e Baltazar, para surpresa de todos, é pré-candidato à Assembleia Legislativa pelo PDT. Será que vão caminhar juntos pelas ruas de Barra Mansa?
A conferir – Além de ter trocado duas horas de papo com Deley, Baltazar teria se reunido, em segredo, e também sem fotos, com o prefeito Samuca Silva (Podemos). Foi no Palácio 17 de Julho, na tarde de sexta, 11. Não durou duas horas, mas deve ter sido produtivo…
Atritos – Se o ódio de Deley e Baltazar está por um fio do bigode, o amor entre três vereadores voltarredondenses pode estar azedando. Motivo: atuação de políticos de fora com vistas às eleições de outubro. Os envolvidos são Neném, Paulinho do Raio X e Bochecha, de um lado, e Tutuca e Serfiotis, do outro.
O clima entre os vereadores quase explodiu na sessão de terça, 15, quando Neném se recusou a apoiar os dois deputados, um de Barra de Piraí (Gustavo Tutuca) e o outro de Porto Real (Alexandre Serfiotis). “Esses caras só aparecem em época de eleição. Não querem saber da gente, não. Só querem os nossos votos e depois somem”, teria dito Neném, conforme descrição feita por uma fonte.
Atritos – Se a fonte estiver certa, Paulinho do Raio X e Bochecha brevemente estarão levando Tutuca e Serfiotis pelos seus currais eleitorais. Mesmo correndo riscos de só voltar a ver os parlamentares em 2022.