sábado, setembro 7, 2024
Casa Blog

Pesquisa aponta empate técnico entre Dudu e Kaio do Diogo Balieiro em Itatiaia

0

Uma pesquisa do Instituto Prefab Future realizada em Itatiaia aponta empate técnico entre Dudu e Kaio do Diogo Balieiro. Os dados indicam que Dudu tem 28,6%, enquanto Kaio do Diogo Balieiro tem 28,1% – uma diferença de apenas 0,5%. Irineu Nogueira tem 20,5% e Ricarda Helena tem 0,8%. “Não sabe ou indeciso” somam 17,3% e “branco ou nulo”, 5,1%.

A pesquisa foi realizada no dia 31 de julho, com 809 entrevistas e margem de erro de 3,47%, intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Agência de Comunicação Limitada / N/T e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-07417/2024.

A pesquisa foi feita através de entrevistas presenciais com moradores em áreas de fluxo diversas na cidade, sorteados aleatoriamente.

No quesito rejeição, Kaio do Diogo Balieiro e Ricarda Helena levam a melhor, com os menores índices em Itatiaia. A candidata tem apenas 6,4% da rejeição, enquanto Kaio tem 8,8%. Irineu Nogueira tem 24,6% de rejeição, e Dudu, 27,8%. “Não sabe ou indeciso”, 17,7% e “Não rejeita nenhum candidato”, 14,7%.

Educação de Volta Redonda promove evento do Setembro Verde

0

Em alusão ao Setembro Verde – mês de campanha para dar visibilidade social à pessoa com deficiência (PCD) –, a Secretaria de Educação de Volta Redonda, por meio da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, promoveu nesta sexta, 6, um evento em parceria com uma empresa local, que produziu latas de mantimentos com descrições em Braile (sistema em alto relevo que possibilita que pessoas com deficiência visual possam ler), para doar aos alunos da unidade de ensino. O encontro reuniu cerca de 30 pessoas.
A unidade atende 71 alunos, divididos entre estudantes cegos, com baixa visão e deficiência múltipla (deficiência visual associada a outras deficiências). Com a presença de alunos, familiares e professores da escola, a diretora da Hilton Rocha, Vera Lúcia Ferreira Cruz, explicou que o evento é o primeiro de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês em alusão à campanha, além de atender à Lei Municipal 5.949 de 2022, que institui a campanha Setembro Verde no município.
“Esse evento promove o bem-estar dos alunos e profissionais da escola. A conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência dá visibilidade às conquistas e desafios enfrentados por eles, estimula o diálogo e a troca de experiências, além de fortalecer as parcerias entre a escola, a comunidade e empresas, por exemplo, em prol da acessibilidade e inclusão”, afirmou.
Logo após, foi feita a entrega simbólica das primeiras latas acessíveis. Entre os beneficiados estava o jovem Bernardo, que é o mais novo estudante da unidade de ensino, e alguns professores. As demais embalagens serão entregues posteriormente a cada aluno.
“É um projeto muito interessante para trazer mais autonomia às pessoas com deficiência visual, e se destaca em dois principais pontos: além do braile, que, dependendo da posição que esse recipiente esteja, a pessoa pode ler na tampa ou pode ler na lateral, outra coisa muito interessante foi o tamanho diferenciado de cada recipiente. Além da agilidade, vai garantir uma autonomia, porque não vai precisar destampar o recipiente para verificar o que tem lá dentro, isso é muito bom. É uma iniciativa muito louvável e que venham outros projetos, outras iniciativas semelhantes, para que a gente possa dar mais autonomia às pessoas com deficiência, agilidade e, principalmente, que elas tenham ali no seu dia a dia uma forma de realizar suas tarefas com mais praticidade”, afirmou o professor Raoni Campo de Oliveira.
As latas, em formato cilíndrico, contam com descrições em braile na tampa e uma faixa inclusiva no rodapé, descrevendo o tipo de alimento para o qual ela é destinada a armazenar, como feijão, arroz, açúcar e café. Também conta com o nome do mantimento escrito em alto relevo e uma estampa colorida que remete às plantas de origem de cala alimento.
Foto de Cris Oliveira

Segurança Presente prende suspeito de furtos a residências em Volta Redonda

0

Durante patrulhamento de rotina, a equipe do Segurança Presente identificou um homem, de 35 anos, carregando uma caixa de som e uma mochila grande, na Rua 41, na Vila Santa Cecília. O suspeito demonstrou nervosismo com a aproximação dos policiais e tentou fugir, mas foi logo contido.
Após revista, foram encontrados diversos itens eletrônicos e de valor, como dois notebooks, um tablet, dois videogames, dois celulares, uma aliança de ouro e joias, dentro da mochila do suspeito. Ao ser questionado, o homem alegou estar levando os pertences para outra pessoa. No entanto, ao aprofundar as investigações, os policiais descobriram que os objetos coincidiam com os descritos em um grupo de WhatsApp com moradores da região, que relatava um furto recente no bairro Conforto, incluindo imagens do suspeito fugindo do local.
Confrontado, o homem confessou ter invadido a residência de um morador depois observar a saída dos proprietários. Além disso, o suspeito foi reconhecido por outra vítima de uma tentativa de furto na Rua 82, bairro Rústico.
O suspeito foi conduzido à 93ª DP, onde foi autuado e preso em flagrante por furto e os itens devolvidos para as vítimas.

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp