quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasArtigosBem-estar da saúde mental no contexto online

Bem-estar da saúde mental no contexto online

Ao falarmos das questões referentes ao bem-estar digital, com foco na saúde mental, nosso objetivo é estimular rotinas mais saudáveis, positivas e equilibradas na Internet, dentro e fora do contexto escolar. Para início de conversa, é importante lembrar que a noção de bem-estar é bastante complexa — no caderno da disciplina você encontrará planos de aula em que poderá justamente explorar essa amplitude com estudantes. Podemos iniciar apontando que está ligada à percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico, sendo a saúde muito mais do que a ausência de doenças.
Apesar das desigualdades em nosso país, a internet faz já parte da vida cotidiana de crianças e adolescentes. Segundo a pesquisa TIC Kids Online 2022:
95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usam a Internet todos os dias.
Mais da metade (56%) usa apenas pelo celular.
86% têm perfil em rede social (principais são Instagram e Tiktok).
Nesse contexto de saúde mental, alguns dados sobre uso excessivo e não saudável da internet também mostram a importância do tema. Sabemos, por exemplo, que em 2022:
24% passaram menos tempo com a família, amigos ou fazendo lição de casa porque ficaram muito tempo online.
24% tentaram passar menos tempo na Internet, mas não conseguiram.
13% tiveram contato com conteúdo ensinando formas de machucar a si mesmo.
20% tiveram contato com conteúdo ensinando formas de ficar muito magro.
Essas são, infelizmente, situações cotidianas vivenciadas online por essa população, e que impactam diretamente sua saúde e bem-estar. Apesar disso, entendemos também que a internet pode ser uma fonte de apoio e de acesso a canais de ajuda diante de situações de sofrimento mental, com 30% das crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos declarando que usaram a Internet para procurar ajuda diante de emoções ou acontecimentos ruins.
A família, a escola, a sociedade podem incentivar a reflexão crítica e a produção de materiais que ajudem a balancear o uso da Internet num quadro de vida saudável, para além das questões de segurança e privacidade da disciplina. Aproveitar as ferramentas digitais e usar ao nosso favor em prol da nossa saúde física, emocional, mental, social e espiritual.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD; Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto- RS; Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG; Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea, Rio de Janeiro-R

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp