A foto é do time do Monte Castelo F.C., tirada em 1980.
Em pé, da esquerda para a direita: Gunga, Nelson, Caramelo, Zé Mauro, Pê e Nem Garrote. Agachados: Denildo, Nilson, Marcelo, Zé do Açougue, Loca e Marmita.
Sinal de alerta
O Voltaço perdeu mais uma na série C. Pior. Para o lanterna do grupo B, o Joinville, pelo placar de 1 a 0. Foi a terceira derrota consecutiva do tricolor que agora já está na zona de rebaixamento, com apenas 9 pontos ganhos. A partida marcou a estreia do técnico Moacir Júnior, que até gostou da atuação de seus comandados, considerando injusto o placar final.
Não quero crucificar o treinador, afinal ele teve somente uma semana para conhecer o elenco, que é grande, porém com poucas opções. Craque mesmo não tem nenhum. Sem falar nas contusões e suspensões normais em um campeonato como esse. Seu erro foi não ter levado Wilson Leite na viagem, preferindo levar seu fiel escudeiro e também auxiliar, Altair Coimbra. Leite conhece bem o grupo e, pela sua experiência, poderia ter sido mais útil.
A situação do Voltaço não é nada confortável, porém, ainda resta um fio de esperança. O jogo deste sábado, 16, às 18 horas, no Raulino de Oliveira, será decisivo. Se vencer, terá chances de voltar a brigar, na pior das hipóteses, para fugir do rebaixamento. Se perder, dificilmente escapará da degola. Quem viver verá!
Planejamento
Ninguém precisaria de uma bola de cristal para adivinhar o que acontece com o Voltaço. Desde o Estadual, quando os dirigentes usaram o dinheiro da televisão, cerca de R$ 4,5 milhões, para montar um timeco, ninguém tinha dúvidas que o futuro fosse sombrio. E foi: o Voltaço acabou rebaixado em campo e mantido na primeira divisão só no tapetão.
Nós já dizíamos que seria uma furada, afinal, quando fossem pegar o dinheiro para montar um time, só iriam encontrar xepa, pois os melhores estariam empregados. Não deu outra, os cartolas do Voltaço tiveram que abrir as pernas para empresários gananciosos, que empurraram o que sobrou de suas prateleiras.
Próximos jogos
Pelo segundo turno, o Volta Redonda volta a campo no dia 23, sábado, às 18 horas, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. No dia 1º de julho, às 18 horas, vai a Erechim-RS enfrentar o Ypiranga; e dia 7, sábado, recebe o Botafogo (SP) em Volta Redonda.
Conselho
O Deliberativo do Voltaço deverá se reunir no próximo dia 25, às 19 horas, na sede do clube na 207. Na pauta, a escolha da empresa que fará a auditoria nas contas do clube, referentes a 2017, atendendo pedido do ex-presidente Rogério Loureiro. A reunião promete ser quente.
História
Meu amigo e conterrâneo Garcia conta a história de Ditão Navalhada, um becão de várzea de Jamapará, divisa com a minha Além Paraíba. O cara parecia um guarda-roupa de caviúna e, além de forte, adorava uma confusão. Durante um jogo, o árbitro Zezinho Espirro de Grilo marcou um tiro livre indireto contra o time visitante. Navalhada logo mandou: “Essa é minha”. Só que o juiz, timidamente, avisou: “Sô Ditão, é dois toques”. Resposta: “Eu sei, pô!”, respondeu. A seguir, ajeitou a bola e nem esperou o apito. Deu um toque para ele mesmo e soltou a bomba, afundando o goleiro com bola e tudo. Zezinho Espirro de Grilo contou até três e tratou de correr para o meio de campo. Sob os protestos dos visitantes, ele garantiu a vida: “O gol foi legal”. Farias diferente?
Eleições
A corrida eleitoral para a presidência do Voltaço, com a participação de 156 sócios, apresenta hoje o seguinte quadro: o ex-presidente Rogério Loureiro teria em torno de 37 votos; o prefeito Samuca Silva outros 27 votos; o ex-jogador Valtinho, que teria apoio do ex-prefeito Neto, apareceria com 18 votos. Gelver Gilliard, por sua vez, teria 30 votos da torcida. Já o vice jurídico e de futebol, Flávio Horta Júnior, o candidato da situação, teria uns 80 votos garantidos. Isso mostra que se a oposição quiser mesmo derrotar a situação terá que juntar os trapos (votos) e ir à luta.
Barra Mansa
Jogando pela terceira divisão estadual, o Barra Mansa foi derrotado, na segunda rodada, pelo Sete de Abril por 1 a 0. O Leão só volta a campo no dia 24, domingo, às 15 horas, para jogar contra o Bela Vista, provavelmente em Volta Redonda.
Bola fora
Para a péssima campanha do Voltaço, que precisa vencer o Operário-PR hoje, sábado, 16, às 18 horas, no Raulino, para não ter que encarar o fantasma do rebaixamento que se avizinha. Lamentável!
Bola dentro
Para a abertura da Copa do Mundo em Moscou, um espetáculo de rara beleza. Agora é torcer para que amanhã, domingo, às 15 horas, a seleção de Tite dê um pouco de alegria a esse povo sofrido. Tá valendo!