Bate-Bola Sergio Luiz

0
23
Screenshot

Veja que relíquia. Esse é o time do Rodoviária A.C, que em 1962 jogou contra a seleção de Pau Grande (RJ) e que contou com o reforço do já famoso craque Mané Garrincha. A foto é do acervo de Filinho.

Em pé, da esquerda para a direita: Zezinho, Almir, Toninho Marreta, Tim, Veludo, Pedrão e Joaquinzinho (árbitro). Agachados: Adão, Hercules, Garrincha, Filinho, Vanderlei e Loló.

À beira do precipício 

Está cada vez mais próximo de acontecer o que o torcedor não queria, mas que há muito vem se desenhando: a queda do Voltaço para a Série C. E isso ficou mais do que provável com a nova derrota do time, em casa, por 1 a 0, desta vez para o Botafogo-SP, adversário direto na luta contra o rebaixamento. Para quem acompanha o dia a dia do Volta Redonda, o pior já era previsto. As falhas de planejamento da diretoria ficaram evidentes, principalmente, quando o clube contratou quase dois times (20 jogadores) e não tinha nenhum para jogar bem durante o torneio. Faltou transparência. Encheram a folha de pagamento, mesmo reclamando da falta de dinheiro. Trouxeram jogadores em final de carreira, alguns, ilustres desconhecidos. Montaram, na verdade, uma Torre de Babel, onde cada um falava – e ainda fala – uma língua diferente. Apesar de serem quase todos brasileiros, davam a impressão de que não entendiam o que o treinador pedia. Lastimável. Imperdoável.
A campanha na série B até seria engraçada, se não fosse séria. Numa semana, o time subia; na outra, descia. Sempre rondando a zona… de rebaixamento. Hoje, o Voltaço vive momentos de desespero: faltam apenas três jogos, sendo um em casa, contra a Chapecoense, e dois fora, contra Athletico-PR e Vila Nova-GO. Está com 97% de chances de ser rebaixado. Só um milagre poderá salvá-lo. Quem viver verá!

Adversários
O futuro do Voltaço – se permanece na Série B ou se volta para Série C, o que é mais provável – começará a ser decidido hoje, sábado, 8, às 18h30min, contra o Atlético-PR, em Curitiba. Depois, ainda joga na sexta, 14, com a Chapecoense, no Raulino, e encerra sua participação contra o Vila Nova-GO, em Goiânia. Paradas indigestas. Que não fechem o caixão.

Classificação Série B
O Coritiba lidera, com 61 pontos; em 2o está a Chapecoense e em 3o o Remo, ambos com 58 pontos. Em 4o, o Athletico-PR e em 5o, o Novorizontino, os dois com 56 pontos. Abrindo a zona da degola, o Athletic-MG aparece com 37 pontos, seguido, em 18o, pelo Amazonas, com 35. Em 19o, surge o Volta Redonda, com 34, e em 20o, o Paysandu, com 27 pontos, este já rebaixado.

História
Essa quem contou foi meu amigo Dirceu Gonçalves. Lá pelos idos de 1980, jogavam Voltaço e Campo Grande, no Raulino de Oliveira. O saudoso Edward de Carlo, a voz de bronze, narrava o jogo pela extinta Rádio Siderúrgica. De repente, um pênalti contra o Campo Grande. Na empolgação, Edward acionou o também saudoso Fernando Lucas: “Em cima do lance, Fernando”. O ‘cidadão samba’, como era conhecido, não se fez de rogado e engatou: “Pois é, Edward, o ponteiro Botelho foi soterrado dentro da área, é pênalti”. Para piorar, entra o Dirceu, sacana como sempre, e que estava de plantão no estúdio: “Ah, Fernando, eu já vi jogador ser aterrado, mas soterrado é a primeira vez”. O ‘cidadão samba’, claro, xingou o Dirceu. Mas em pensamento. É mole?

Master 40 LDVR
Prossegue hoje, sábado, 8, com a 6a rodada, apresentando os seguintes jogos: Cajueiro x Arrozal, no Campo do Capitólio. S.E Retiro x Oriente, no Campo do Retiro. No Santa Rita do Zarur jogam Entre Amigos x Porto F.C. e Siderlândia x Capitólio, no campo do Siderlândia. Todos os jogos programados para as 15 horas.

Master Voltaço
Foi eliminado logo na primeira fase do Campeonato Estadual, ao ser derrotado pela Portuguesa, por 3 a 1, em jogo realizado no Estádio Luso brasileiro. Waltinho foi o autor do gol do tricolor de aço. O campeonato deste ano serve como laboratório para o de 2026, que deverá ter um regulamento diferente, com turno e returno e provavelmente com mudanças no limite de idade. Valeu como experiência.

Perguntar não ofende
Quantos jogadores formados na base do Voltaço estão jogando como titulares nesse time que disputa a Série B? Vocês não sabem? Eu também não. Sei apenas que o Volta Redonda sempre teve como base jogadores da região que atuavam ao lado de jogadores experientes, que reforçavam o tricolor de aço. Infelizmente, hoje, ilustres desconhecidos, apadrinhados por gente com QI (quem indicou), defendem as cores do Voltaço sem ter a menor condição técnica de vestir a camisa amarela, preta e branca. Ocupam espaços que deveriam ser dos garotos.

Bola fora
Para mais um vexame do Voltaço ao ser derrotado pelo fraco, como ele, Botafogo-SP, em pleno Raulino de Oliveira. O ‘mi-mi- mi’ é sempre o mesmo: “jogamos muito, tivemos maior posse de bola, criamos oportunidades, mas não fizemos os gols”. Ora, nos poupe!

Bola dentro
Para a reta final do Brasileirão da Série A e da Taça Libertadores, do jeito que o torcedor gosta. A briga entre Palmeiras, Flamengo e até o Cruzeiro pelo título vale a pena ser vista. Pena que a arbitragem continue uma m…