quarta-feira, janeiro 15, 2025
CasaEditoriasEsporteBate bola - Sergio Luiz

Bate bola – Sergio Luiz

A foto é do time do Som Superintendência de Oficinas Mecânica da CSN, tirada em 1983, no campo da fazenda Santa Cecília. Pertence ao acervo do Osvaldo Bondinho.

Em pé da esquerda para a direita: Chamar, Dinamite, Apulam, Toninha Inambu, Madeira, Mico, Sorriso, Ivan e Gonzaga.
Agachados : Lio Carepa, Amarelinho, Piroquinha, Rogério, Serginho Chaverinho, Bodinho e o técnico Darcio.

Tabela mui amiga

Na terça, 16, o Conselho Arbitral da Federação Carioca liberou a tabela do carioca de 2019. E, por “ironia” do destino, o Voltaço mais uma vez fará sua estreia na Taça Guanabara jogando, fora de casa, contra o Fluminense. O jogo deve acontecer no dia 19 ou 20 de janeiro. Se não bastasse, na segunda rodada, terá que enfrentar o Vasco, em São Januário. Dois ossos duros de roer.

Em casa, diante da sua torcida, o Volta Redonda só jogará na terceira rodada, contra o Madureira. Na sequência vai jogar fora dos seus domínios contra o 2º colocado da seletiva e encerrará sua participação no primeiro turno enfrentando a Portuguesa no Raulino de Oliveira. Dos cinco jogos, apenas dois serão em casa.

 

A “sorte” não acabou por aí. Na Taça Rio o Voltaço vai estrear também fora de casa contra o 1º colocado da seletiva, em partida a ser realizada no dia 23 ou 24 de fevereiro. Na segunda rodada pega o Botafogo, no Raulino. O único grande a jogar na Cidade do Aço. Ainda em casa enfrenta o Bangu, para depois sair duas vezes: para enfrentar o Flamengo e Cabofriense. E encerra sua participação no segundo turno, jogando contra o Boavista na cidade do aço.

 

O regulamento será o mesmo dos últimos anos. No primeiro turno (Taça Guanabara), os clubes se enfrentam dentro da chave, classificando-se para as semifinais os dois primeiros colocados de cada grupo. Os vencedores decidem o título. No segundo turno (Taça Rio), os times do grupo B enfrentam os do grupo C, e os dois melhores de cada chave disputa, as semifinais. Os melhores decidirão o título. Detalhe: Nos dois turnos, as semifinais e finais serão disputadas em jogo único.

 

Para a semifinal geral, se classificarão os campeões de cada turno, que terão a vantagem de jogar pelo empate, e ainda os dois melhores colocados na classificação geral. Caso o mesmo clube conquiste os dois turnos, estará automaticamente classificado para a final do Estadual. A semifinal geral será em jogo único e a decisão em duas partidas. Ufa!

Tabela

O detalhe é que o tricolor de aço só pegará o Botafogo, dos chamados grandes, em casa. É muita “sorte” ter que sair para encarar Vasco, Flamengo e Fluminense, não é mesmo?

Adversário

Na verdade, o que o Volta Redonda precisa é montar um time decente para o Carioca de 2019 para que possa recuperar a imagem negativa deixada neste ano e voltar a ser, pelo menos, a quinta força do estado do Rio.  Afinal, quem entra em uma competição preparado não pode escolher adversários e nem campos. Até porque a bola é redonda para todo mundo, concordas?

Sacanagem

Se não bastassem os tumultos constantes nas reuniões do conselho, com tentativas de agressões, presença de seguranças armados, gravações clandestinas e tentativas de mudanças do estatuto, o Voltaço agora foi vítima de hackers que invadiram o site do clube e apagaram todas as informações contidas sobre as eleições. Os autores estão sendo identificados e pode virar ‘caso de polícia’.   

História

O ex-ponteiro do Voltaço, Sivaldo conta que em uma excursão do Vitória, da Bahia, ele e o saudoso Wilton Xavier ficaram perdidos em Paris. Wilton, então, teve uma ideia: “Olha, vamos ligar para o hotel e mandar alguém nos buscar”. Sivaldo perguntou: “Mas como, se não sabemos falar francês?”. “Deixa comigo, sô!”, respondeu Wilton, detonando seu francês: “Pêr fevêr, querer falêr com mistêr Divalmierê (Divalmir era o supervisor do clube).” De repente, Wilton desligou o telefone e Sivaldo quis saber o que tinha acontecido. Wilton devolveu: “Ih, o cara falou: “não entendê e desliguê”. Passaram maus momentos em Paris, né?

Eleição

O conselheiro Alex Sandro Bosco de Souza foi o escolhido como presidente da Assembleia Geral que vai comandar a eleição para a presidência do clube, marcada para o dia 11 de novembro, domingo, das 9 às 18 horas. Ele já divulgou as diretrizes da eleição. Uma delas é que só poderão votar sócios maiores de 18 anos e que tenham no mínimo 1 ano initerrupto como associado. Quem estiver em atraso, poderá quitar o débito até na hora da eleição. As inscrições para a chapa terminam dia 27 de outubro às 12 horas.

Barra Mansa

Recebo a informação de que a situação no Leão do Sul está cada vez mais complicada. A junta administrativa que assumiu o clube com o afastamento do ex-presidente Andrinho não vê a hora de passar o bastão. É muito pepino para uma quitanda só, dizem. E ninguém quer descascá-lo. O presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Francisco, ainda não marcou a data da eleição para a presidência do Barra Mansa, até porque não tem ninguém interessado.

Bola dentro

Para o time do Cruzeiro, campeão de fato e de direito da Copa do Brasil. Ganhou de 1 a 0, no Mineirão, e calou o Itaquerão, diante de 50 mil torcedores, ao vencer o Corinthians por 2 a 1. O título ficou em boas mãos. Parabéns, mineirada.

Bola fora

Para tudo que anda acontecendo ligado às eleições para presidente do Voltaço. Dois lados medem forças: o grupo liderado pelo vice-presidente Horta Júnior querendo ficar; e outro, comandado pelo ex-presidente Rogério Loureiro, fazendo de tudo para que a atual diretoria deixe o cargo. Uma divisão que pode acabar com o clube. Lamentável!  

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp