Batalhão na fila

0
299

POLÍCIA: Castro anuncia oficialmente que Barra Mansa terá uma Cia Independente da Polícia Militar 

Até bem pouco tempo, as autoridades da área de segurança do estado enchiam a boca para dizer que Barra Mansa teria um batalhão da Polícia Militar para chamar de seu. Todos acreditaram. Além do aspecto, óbvio, da segurança em si, com o aumento do número de PMs nas ruas, o município ficaria livre da dependência do Batalhão do Aço, sediado em Volta Redonda. O deputado estadual Jari Olivera (PSB), por exemplo, usou seu prestígio para destinar cerca de R$ 600 mil em verbas para a construção do batalhão. Que, até prova em contrário, não vai sair do papel. 

Barra Mansa terá – conforme anúncio feito pelo governador Cláudio Castro, durante evento na manhã de segunda, 26 – apenas uma Cia Independente da Polícia Militar para chamar de sua. Será a 3ª Companhia, que vai ser instalada na sede do antigo Criam do bairro Bom Pastor, que está sendo reformada para receber os PMs da 2ª Cia do 28º Batalhão, localizada na Vila Nova.  

Satisfeito com o desfecho da história, o prefeito Luiz Furlani bateu palmas para Cláudio Castro. “Está oficialmente criada a Companhia Independente de Polícia Militar, que no futuro funcionará no antigo Criam, no bairro Bom Pastor. Um sonho de mais de 30 anos que está sendo realizado para honra e glória do Senhor!”, bradou bem ao seu estilo, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Menezes, do coronel Sardemberg, comandante do 28º BPM, e do coronel Martins, comandante do 5º CPA, entre outros. 

O major PM Daniel Abreu, que ocupa o cargo de secretário de Ordem Pública do governo Furlani, também bateu palmas para o governo Castro. “A criação da Cia Independente da Polícia Militar é uma grande conquista para nossa cidade. Um passo importante que fortalece o policiamento, amplia a presença da PM e traz mais segurança para a nossa população”, escreveu. 

Em entrevista, Daniel Abreu, que é pré-candidato a deputado federal, minimizou as críticas da criação de uma Cia e não de um Batalhão da PM.  “Desde o início a proposta foi a criação da Cia independente que tem uma atuação semelhante à de um batalhão”, garante. “Só a estrutura é um pouco mais enxuta, mas hoje atende perfeitamente e vai criar uma autonomia operacional e administrativa”, argumenta. “A Cia independente irá funcionar da mesma forma que um batalhão”, acentua.

Daniel Abreu também garantiu que Barra Mansa não vai sair perdendo com a criação da Cia e não de um batalhão. “A Cia independente não irá perder em nada para um batalhão em sua operacionalidade”, comparou, para acrescentar: “Vai deixar tudo encaminhado para uma transição futura para (a criação) do batalhão. É mais formalidade do que funcionalidade”, pontua, insistindo na tese ‘de que uma coisa é uma coisa, outra coisa também é a mesma coisa’.  

Segundo Daniel Abreu, a futura 3 Cia Independente da Polícia Militar não será subordinada ao Batalhão de Aço de Volta Redonda. “Será autônoma, subordinada ao 5 CPA”, afirmou, acrescentando que em termos de efetivo a mudança não será imediata. “Efetivo já existe e deve ser reforçado com policiais que estão se formando, mas isso passa a ser planejamento próprio da secretaria de Polícia Militar”, informou, referindo-se ao contingente que atua na 2 Cia de Barra Mansa, localizada na Vila Nova.

O ex-prefeito Rodrigo Drable, que trabalha ao lado do governador Cláudio Castro, foi mais enfático. Muita gente perguntando sobre a Companhia Independente da Polícia Militar que será instalada em Barra Mansa. O Governo do Estado tem implementado grandes ações de combate ao crime, além das operações policiais, aquisição de equipamentos, câmeras, e também tem expandido a capacidade operacional, como é o caso da instalação da nova Companhia Independente em Barra Mansa, o embrião do novo Batalhão de Polícia Militar”, destacou em redes sociais.

Rodrigo foi além. Entende que a 3ª Cia permitirá que Barra Mansa tenha um efetivo próprio para garantir a segurança e a capacidade administrativa da PM na própria cidade. “Isso é muito bom para toda a região, pois não utilizaremos mais a tropa do 28º BPM (de Volta Redonda, grifo nosso)”, justificou. “Isso será ótimo para Barra Mansa, pois teremos um trabalho sendo desenvolvido exclusivamente para a cidade. Uma conquista que levou vários anos para ser alcançada! Parabéns, meu prefeito @furlanioficial, você tem nos orgulhado a cada dia! Parabéns ao Secretário de Ordem Pública Major @danielabreu.rj, muito obrigado, Comandante da PM @coronelmenezes_pmerj e muitíssimo obrigado, meu amigo e líder Governador @claudiocastrorj. Você tem sido um pai pra Barra Mansa!”, avaliou. 

Grampos

Pró-Paes (I)

O final de semana foi marcado pela exposição de algumas fotos de políticos de Barra Mansa e região ao lado, todos pomposos, de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e pré-candidato ao governo do Estado. Paulo Sandro, presidente da Câmara, liderou a comitiva de nove vereadores que se reuniu com Paes na sexta, 23, em uma churrascaria no bairro de Vicente de Carvalho. 

Pró-Paes (II)

Além de Paulo Sandro, Paes se reuniu com os vereadores Bruno Oliveira, Deco, Paulo Chuchu, Eduardo Pimentel, Marcell Castro, Pissula, Everton Pesão e Elias da Corbama. No encontro, também estiveram presentes o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, o ex-prefeito de Rio Claro, Didácio Penna, e o ex-deputado estadual Ademir Melo.  

Pró-Paes (III)

Conforme nota enviada pela assessoria de Paulo Sandro, o prefeito Eduardo Paes teria destacado que o diálogo com representantes de todos os municípios é de grande importância… “Barra Mansa é uma cidade muito importante no cenário estadual, e esse encontro mostrou que a cidade tem vereadores comprometidos com seu futuro. Estou aqui cuidando da capital, ainda, mas daqui a pouco eu saio e vamos caminhar por aí para começar a construir um caminho melhor para o município e para o nosso estado”, teria dito Eduardo Paes. 

Uniformes

Com a volta às aulas, a Prefeitura de Barra Mansa espera entregar os uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino logo no início do ano letivo. O kit escolar é composto por camisa branca, camisa regata, calça, casaco, short para os meninos e short-saia para as meninas. Neste ano, a prefeitura incluiu duas camisas azuis, ampliando para quatro o número total de camisas entregues aos estudantes da rede municipal.

GMs (I)

A polêmica sobre o concurso público dos GMs de Barra Mansa só perde para a expectativa sobre o pagamento ou não – no 5º dia útil de fevereiro – dos benefícios aos aposentados e pensionistas da prefeitura. Em troca de mensagens nas redes sociais, um internauta cobrou uma postura do major Daniel Abreu. “Deixando de segui-lo, pois, pelo visto, a questão dos aprovados da guarda não gera visibilidade para uma possível eleição. Pior é prometer e não fazer, e comprometer pais de família”, escreveu o internauta, que se identifica como @prof_vitorcduarte. 

GMs (II)

Daniel Abreu, por sua vez, não se intimidou e deu o troco. “Amigo, não tenho que me preocupar com visibilidade para eleição, tenho que ter compromisso com gestão pública”, iniciou. “Existe um setor jurídico acompanhando (o caso) junto a banca do concurso, onde não me é discricionário determinar o que vai ser feito”, completou, lembrando que a Defensoria Pública está envolvida na solução do problema. “Para que não haja prejuízo nem para quem passou nem para a gestão (governo)”, completou. “Espero que o que for definido em conjunto com a defensoria seja aceito também por todos os candidatos”, disparou. “Se dependesse de mim já teria começado (o curso de formação dos GMs) e com todos aprovados, mas existe orçamento a ser cumprido e não é possível chamar todos”, pontuou. 

GMs (III)

O professor Duarte acabou agradecendo ao major Daniel Abreu pelas informações prestadas. “Infelizmente, nós, candidatos do concurso, só temos que aguardar mesmo, pois a clareza, como uma simples mensagem como essa do senhor, não chega a nós, que estaríamos na “ponta da lança”. Mas obrigado pela informação que já ajuda muito, que poderia ser passada por um canal mais interno”, justificou.

GMs (IV)

Daniel Abreu não perdeu a chance. “Mas foi informado à comissão que poderiam fazer contato a todo tempo. Não há o que esconder de ninguém e dou retorno a todos (exceto a perfil fake)”.