Há muito tempo, e bota tempo nisso, o prefeito Rodrigo Drable vivia pedindo reforços da Polícia Militar para Barra Mansa. Chegou até a reclamar do governo do Estado – em especial do responsável pela implantação do ‘Bairro Presente’ –, que não atendia aos seus pedidos de aumentar o número de viaturas e PMs para melhorar a segurança da população. O choro deu certo. Na manhã de segunda, 13, na Fazenda da Posse, Drable recebeu o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, para o lançamento de uma base do programa ‘Bairro Presente’, que contará com três viaturas novas, quatro reformadas e 10 PMs para tentar reduzir a criminalidade e a violência em Barra Mansa.
Quem acompanha o noticiário do aQui deve se lembrar bem da edição 1356, que circulou em 3 de junho. A matéria dava conta que o governador Cláudio Castro estava inaugurando uma nova base da ‘Operação Segurança Presente’ em Mesquita, na Baixada. Era a 38a unidade do programa, que passou a existir, na época, em 21 municípios fluminenses, menos em Barra Mansa. A base de Mesquita passaria a contar, vejam só, com 23 policiais e 9 veículos.
Tem mais. Em março, há quase nove meses, o aQui chegou a procurar a assessoria do governo Cláudio Castro para saber quando Barra Mansa teria uma unidade do ‘Segurança Presente’ para reforçar o policiamento na cidade, que só contava com uma companhia da Polícia Militar, subordinada ao comando do Batalhão do Aço, sediado em Volta Redonda. A demanda do jornal foi solenemente ignorada.
Procurado para comentar o fato de Barra Mansa não ter até então uma base do programa ‘Segurança Presente’, o prefeito Rodrigo Drable não deixou por menos. “Penso que a escolha das cidades não está sendo feita com critério técnico”, disparou, em entrevista ao aQui. “O ‘Segurança Presente’ está sob responsabilidade da secretaria de Governo e não sob gestão direta da Polícia Militar”, acrescentou, referindo-se ao fato de as decisões estarem sendo tomadas por Bernardo Rossi, ex-prefeito de Petrópolis, e não pelo comando da Polícia Militar, que é quem sabe o que afeta a vida das cidades fluminenses.
Rodrigo Drable, assim como a maioria dos 92 prefeitos fluminenses, questionava a decisão de deixar o ‘Segurança Presente’ nas mãos de Bernardo Rossi. “Os prefeitos deveriam pressionar o governador a mudar os critérios utilizados. Tem que deixar na mão da Polícia Militar”, comentou um deles.
Deu certo
A pressão dos prefeitos parece ter dado certo. Tanto que para marcar o lançamento do ‘Bairro Presente’ em Barra Mansa (aconteceu o mesmo em Resende), estiveram presentes o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o comandante do 28° BPM, coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva, e o comandante do 5° CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Renato Assis Ferreira, além de vários políticos, como a vice-prefeita Fátima Lima e o deputado estadual Munir Neto. “Isso é resultado do empenho de todos nós. Ganhamos hoje sete viaturas e um efetivo novo em um momento em que nós sabemos que é crescente o consumo de drogas e o aumento de furtos por parte dos usuários. Vamos entrar em breve no período de Natal, e os atos de subtração costumam aumentar, então, sabemos a importância que essa ação vai ter. Eu agradeço à Polícia Militar do Estado por sua solicitude e apoio. Muito obrigado a todos que estão aqui hoje”, comemorou Drable. O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique, enfatizou a importância de realizar o trabalho de forma conjunta com a prefeitura. “Eu sempre falo que a Polícia não pode fazer tudo sozinha. O futuro passa por uma integração da sociedade com todos os poderes e, dessa forma, nós vamos construir um futuro melhor. Precisamos passar por essa união e assim esperamos continuar. Tudo isso permitiu que tivéssemos os avanços que conseguimos nos últimos anos”, afirmou.
Já o comandante do 28° BPM, coronel Ronaldo Martins, contou que a chegada do ‘Bairro Presente’ a Barra Mansa representa um desafio e uma responsabilidade maior para a corporação. “Isso, consequentemente, exige entrega, resultado e aproximação da Polícia Militar com a sociedade e resultados quanto aos índices de criminalidade. Além das três viaturas do ‘Bairro Presente’, recebemos hoje mais quatro que foram reformadas pela prefeitura. Aproveito para agradecer ao prefeito Rodrigo Drable, ao secretário de Governo, Furlani, e ao secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, que entenderam o nosso ponto, incorporaram a nossa necessidade e vêm trabalhando para essa entrega”, justificou.