Promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Jornada de Foguetes 2025 vai reunir jovens de todo o país em Barra do Piraí, tornando a ciência, a astronomia e a astronáutica mais divertidas e empolgantes. Durante o encontro, alunos e professores com as melhores classificações nosníveis3,4,5e6na Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) vão poder aprender novas técnicas e se divertir de maneira prática.
As próximas edições serão no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, nos seguintes períodos:de 3 a 6 ,10a 13 e 24 a 27 de novembro , e de 1º e 4 e 8 a 11 de dezembro. A programação da Jornada de Fo- guetes conta com palestras e oficinas práticas sobre Astronomia, Astronáutica e ciências afins com astrônomos e especialistas. O encontro oferece ainda aulas de observação do céu noturno, sessões de planetário, apresentação de alunos e lançamento de foguetes.
De acordo com o professor e astrônomo Dr. João Canalle, coordenador da OBA e da Obafog, os participantes ampliarão seus conhecimentos durante a programação. “Além disso, os professores aprendem novos métodos e experiências que podem ser compartilhados com os outros estudantes, deixando o ensino mais interativo”.
Desafios e avaliação
Os alunos serão avaliados durante o evento e poderão ganhar troféus de acordo com o alcance obtido pelos foguetes (ver foto). Canalle explica que os materiais são construídos de garrafa pet e diferenciados por níveis. “Por exemplo, para o nível 3 são usados água e ar comprimido. Para o nível 4, vinagre e bicarbonato de sódio. Já os protótipos do nível 5 são feitos com cano PVC e usam propelente sólido. E o nível 6 envolve foguete de multiestágio”.
Para participar da Jornada de Foguetes
A participação na Jornada de Foguetes é exclusiva para estudantes que participaram da Obafog no ano corrente, em suas instituições de ensino. São convidadas equipes do nível 3 (sexto ao nono ano do Ensino Fundamental) e do nível 4 (Ensino Médio) que lançaram o mais distante possível seus foguetes de garrafa pet em suas escolas. Além disso, alunos do Ensino Médio que lançaram foguetes de propelente sólido, nível 5, e de multiestágio, nível 6, também foram convidados. Para participar da OBA e da Obafog, basta a escola se inscrever na OBA. Mais informações pelo site: www.oba.org.br.



