Apesar da febre…

0
396

uana ete

Apesar da febre amarela, três municípios do Vale do Café estão na lista dos 21 melhores destinos de turismo rural do Brasil. A pesquisa, feita pelo site americano de viagens Expedia, antes das primeiras mortes da doença, colocou Vassouras, Valença e Rio das Flores entre os destinos favoritos dos turistas para passeios e hospedagem em cenários naturais, que promovem contato com a vegetação nativa, ar puro e a tranquilidade e acolhimento do interior.

Nilo Sergio Felix, secretário estadual de Turismo, comemorou o resultado da pesquisa da Expedia Brasil, uma das maiores agências de viagens online do mundo. “Sabemos que, cada vez mais, grande parte dos turistas escolhe seus destinos de viagens pela internet. As cidades do interior fluminense têm sido destaque em quase todas as pesquisas realizadas pela Expedia. Essa promoção, em um site conceituado, traz enorme retorno para as cidades citadas”, crê.

Ele lembra que o Vale do Café é constituído por 13 municípios e tem a sua história ligada ao Ciclo do Café. “A região é belíssima. Os visitantes fazem uma viagem pelo tempo ao conhecer a suntuosa arquitetura rural, composta por casarões, fazendas e senzalas do tempo dos Barões. O turismo rural é explorado em quase todas as localidades e atrai milhares de visitantes que querem aproveitar momentos ímpares de contato com a natureza, sendo em cavalgadas, acompanhando o dia a dia de uma fazenda, fazendo trilhas ou apenas descansando”.

Além das inúmeras fazendas da região, há atrativos naturais pouco conhecidos, como o Jardim Uaná Etê, pertinho de Vassouras,  com bosques, trilhas na floresta e vistas espetaculares. Com atrações interativas, entre elas o bosque dos sinos e o labirinto da música, único no mundo, cada local rende fotos incríveis, muito espaço para relaxamento, piquenique ou exercícios em grupo. Durante as férias de verão, funcionários públicos do estado têm entrada gratuita.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, entre Valença e Barra do Piraí, tem mais de 5 mil hectares de extensão e é um convite a passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre, usufruindo do melhor da Mata Atlântica, incluindo observação das diversas espécies de plantas e pássaros. O acesso é gratuito e as visitas, com guiamento, acontecem diariamente com agendamento prévio.

Uma das vantagens de visitar o campo é conhecer de perto a produção local. Em Rio das Flores é feita uma das mais premiadas cachaças artesanais do país, a Cachaça Werneck. O alambique é aberto à visitação, sob agendamento. A visita é gratuita, mas precisa ser agendada com 2 dias de antecedência.