Antioxidante, você sabe o que é?

Os antioxidantes são moléculas muito importantes para a saúde e prevenir o envelhecimento. Eles protegem as células saudáveis contra os danos que os radicais livres podem provocar. Já os radicais livres são moléculas que, em excesso, podem causar danos à saúde. São produzidos pelo nosso metabolismo em menor ou maior quantidade, de acordo com os agressores, alimentos, medicações a que estamos expostos no dia a dia. Em pequenas quantidades eles são necessários para manter o bom equilíbrio do nosso organismo. Em excesso, podem danificar nosso DNA, nossas gorduras e proteínas e, assim, desencadear doenças degenerativas, câncer, envelhecimento precoce, dentre outros.

 

As principais fontes de antioxidantes naturais são as frutas e hortaliças, mas podemos suplementá-los por via oral e ainda usá-los em cremes, loções e produtos cosméticos.

 

O antioxidante mais conhecido e mais usado é a vitamina C, que não é produzida pelo nosso corpo, devendo ser adquirida através de alimentação ou suplementação. As fontes naturais são a laranja, acero-la, goji berry, kiwi, morango, brócolis, couve etc.

 

A vitamina C, após ser absorvida pelo organismo, participa de diversas vias metabólicas e minimiza os efeitos dos radicais livres. Dessa forma, tem ação benéfica para a pele, olhos, circulação, imunidade, visão, e até para o humor. Ou seja, para todo o nosso metabolismo.

 

Dentre os papéis que executa, podemos observar que:

– estimula a produção das células de defesa;

– atua na produção de colágeno, que vai dar firmeza e sustentação para a pele, ossos, tendões e vasos sanguíneos;

– ajuda na absorção de ferro (prevenindo anemias);

– é um dos nutrientes que previnem a degradação macular (parte da retina responsável pela visualização de detalhes) e também o desenvolvimento de catarata;

– com a produção de colágeno e elastina, também evita a formação de placas e coágulos nas artérias;

– ao manter a produção de óxido nítrico, faz com que as artérias e veias fiquem mais relaxadas, prevenindo doenças cardiovasculares;

– ao ajudar no controle da produção de cortisol, histamina, serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopa-mina, vai diminuir os quadros de estresse e ajudar a estabilizar o humor.

 

Pensando mais especificamente na pele, a vitamina C é fundamental para a formação de colágeno, ajudando a minimizar as rugas, neutralizando os radicais livres, protegendo as células das exposições ambientais (como as radiações UV). Ela melhora as defesas naturais, apresentando efeitos fotoprotetores. Associada a proteína, é importante também para o tônus e firmeza cutânea. Tem ação na melanogenese, sendo usada como clareador.

 

Assim, conseguimos entender porque a vitamina C é um antioxidante tão conhecido, falado e usado. São muitos benefícios que pode trazer à nossa saúde, de forma geral e cutânea. Mas é bom que você procure o seu médico para que ele possa avaliar a necessidade de utilizá-la no seu caso.

 

maite_cor

Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088, no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098 e também na Clínica Dermatológica de Volta Redonda – Telefone: (24)3348-1410

Deixe uma resposta