Às vésperas de uma eleição, o governador Cláudio Castro, pré-candidato à reeleição, anunciou hoje, terça, 7, a ampliação do aeroporto de Angra dos Reis, orçada em R$ 26 milhões. As obras de extensão da pista, que passará a ter 1.075 metros de extensão – 90 metros a mais, no trecho sobre o mar -, possibilitarão duplicar o número de passageiros.
A expectativa é de que cerca de 60 mil passageiros embarquem e desembarquem anualmente em aviões de médio porte, com até 20 pessoas cada. Atualmente, o máximo permitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é para chegadas e partidas com até 10 passageiros. A área de 850 mil metros ganhará ainda uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial.
O aeroporto tem localização privilegiada, entre as duas grandes metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, destacaram as autoridades presentes esquecendo que Volta Redonda, cuja localização é melhor, também tem um projeto para a construção de um aeroporto. O terreno, localizado na região do Roma, bem perto da Via Dutra, chegou a ser desapropriado. Só que as obras nunca começaram.