segunda-feira, junho 27, 2022
CasaEditoriasEspecialÀ procura de bebuns

À procura de bebuns

Guarda Municipal poderá usar bafômetros em Volta Redonda

Mateus Gusmão

Os motoristas de Volta Redonda conseguiram um feito que não é para ninguém se orgulhar: É que a cidade do aço foi a terceira em todo o estado do Rio com mais flagrantes de motoristas dirigindo sob efeito de álcool no ano passado. Foram 329 motoristas flagrados, o que dá uma média de quase um caso por dia. Agora, entretanto, a média pode aumentar, caso os motoristas não se conscientizem. É que, em breve, a Guarda Municipal local passará a atuar nas ruas munida de bafômetros.
A licitação para a compra dos etilômetroa portáteis (bafômetros) com Impressora térmica e mil bocais descartáveis está marcada para o dia 9 de junho, através de Pregão Eletrônico, e a prefeitura pretende investir R$ 16.270,46 na aquisição dos aparelhos. O processo é assinado pelo comandante da GM, inspetor João Batista dos Reis.
Atualmente, em caso de acidentes de trânsito ou blitz, quando os GMs suspeitam que um motorista esteja embriagado, a ordem é levar o suspeito até o posto da Policia Rodoviária Federal, em Barra do Piraí. “Os recursos (bafômetro e bocais descartáveis) solicitados serão utilizados de acordo com os seguintes objetivos: manter as ações de fiscalização de trânsito, evitando a necessidade do deslocamento dos agentes da Guarda Municipal até a base da PRF, localizado em Dorândia, distrito de Barra do Piraí, para a aferição do teor alcoólico de condutores de veículos automotores, abordados ou envolvidos em acidente de trânsito”, detalha o edital.
A compra dos bafômetros vai ajudar as ações de fiscalização de trânsito, pois poderá suprir o déficit das áreas operacionais da GM. “E possibilitar o apoio adequado a ações conjuntas com outras forças de segurança pública, como PMERJ, Polícia civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, quando solicitado. E proporcionar aos Guardas Municipais condições adequadas no exercício de suas funções”, completa o documento com as diretrizes da licitação.
Munição da polêmica
Outra licitação da Guarda Municipal, a compra de 65 mil munições calibre ponto 40, que será feita pela corporação, divulgada com exclusividade pelo aQui, gerou muitos aplausos e críticas na página do jornal no Facebook. Muitos, que nem chegaram a ler a reportagem, não gostaram do título da reportagem – ‘Mania de polícia’ – e desenvolveram uma série de ataques ao jornalista, acusando-o de estar mal informado. Para estes, os GMs teriam poder de polícia. Há controvérsias. O Tribunal de Justiça de São Paulo já definiu que cabe à Guarda Municipal cuidar apenas da segurança dos próprios municipais e do trânsito. Saiba mais em https://www.conjur.
com.br/2022-mai-05/tj-sp-anula-duas-leis-transformavam-guarda-policia-municipal
Casa própria
Indiferentes à polêmica, os GMs de Volta Redonda receberam uma boa notícia. É que agora eles podem conquistar o tão sonhado financiamento para comprar a casa própria. O secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique, recebeu a confirmação da secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), informan-do que a GMVR está apta a participar do Programa Habite Seguro.
Isso quer dizer que os GMs poderão adquirir um imóvel por meio de sub-sídios, através de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com condições facilitadas de financiamento. “Não medi-mos esforços para que fossem preenchidos todos os requisitos necessários e sabemos que os nossos guardas merecem essa valorização e o respeito de todos”, afirmou o coman-dante da GM, inspetor João Batista dos Reis.
O Habite Seguro oferece aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) as menores taxas de juros do mercado, com condições diferen-ciadas de crédito imobiliário para aquisição ou cons-trução da casa própria. O programa é destinado a profissionais da segurança pública ativos, inativos, reformados, da reserva remunerada e aposentados que ainda não possuem imóvel próprio.

Artigo anteriorContra o álcool
Artigo seguinte‘Amém’
ARTIGOS RELACIONADOS

Voltou a subir

Parcerias de ocasião

Julgamento do crime

LEIA MAIS

Grampos

Grampos Barra Mansa

Voltou a subir

Vagas abertas

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp