A democracia precisa de todos

A palavra democracia – demos (povo) e cracia (governo) – já carrega nela mesma seu maior significado, o governo do povo. Mas, para que isso aconteça na prática, uma coisa é fundamental: a participação da população. É assim que a comunidade pode se fazer ouvir, levar suas reivindicações e mudar uma realidade que a incomoda.
Pensando nisso, a Câmara Municipal de Volta Redonda não poupa esforços para levar ao maior número possível de pessoas as discussões do Legislativo, que na verdade são as discussões de toda a cidade. Como parte desses esforços estão a transmissão das sessões legislativas pela internet, via Facebook – no endereço facebook.com/camaradevoltaredonda. Todas as audiências públicas que são realizadas na Casa também são transmitidas pelo mesmo canal.
Assim, fazendo com que as pessoas participem, ainda que não presencialmente, procuramos incentivar o debate democrático, uma vez que as pessoas podem enviar suas dúvidas, questionamentos e demandas para os vereadores, mesmo não estando presentes fisicamente na Câmara Municipal.
Outro projeto neste sentido é a Câmara Itinerante, que terá início na próxima quinta, 30, às 18 horas, na Apae-VR (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda), no bairro Sessenta. O objetivo é aproximar ainda mais o Legislativo dos moradores, levando o plenário da Câmara para as comunidades, aumentando a participação da população.
Isto é fazer a democracia acontecer, de verdade. A Casa do Povo precisa da população para que sua existência faça sentido.. E todos aqueles que quiserem participar presencialmente estão convidados a ir às sessões legislativas, que são realizadas às segundas, terças e quintas, com início às 18 horas. Nos vemos por lá, um grande abraço!
Edson Quinto é vereador e presidente da Câmara de Volta Redonda

Deixe uma resposta