A frase acima, do ex-vereador Ademir Melo, em entrevista exclusiva ao aQui, põe fim ao boato que tomou conta das redes sociais dando conta que a fachada do Clube Municipal de Barra Mansa seria modificada, apesar de o imóvel ser tombado pelo patrimônio histórico do município. Tem mais. Os internautas temiam que as mudanças ocorreriam por conta de uma parceria que estaria sendo feita pela direção do clube com uma academia de ginástica. “Não tem nada disso!”, garantiu Ademir, que é presidente do Municipal desde 2009.
“Nós estamos recuperando o Clube”, acrescentou Ademir, lembrando que nos últimos anos o Municipal se viu livre de cinco processos de leilão e um de desapropriação. “Nós estamos à frente do Municipal desde 2009, e o clube vinha enfrentando dificuldades. Graças a um pequeno grupo de 30 pessoas, todas altruístas, estamos conseguindo salvar o Municipal”, garantiu, aproveitando para alfinetar aqueles que espalharam o boato da mudança da fachada.
“Nem sócios eles foram ou são. E para deixar claro: o Municipal é um clube particular, não é do município, não é da Prefeitura. Estamos, graças a Deus, resolvendo todas as pendências. De dois milhões de reais de dívidas (R$ 1.400 mil) já pagamos quase tudo. O clube vai mudar para melhor e não vamos mudar a fachada nada”, disparou.
Ademir vai além. Explica que a parceria com a academia de ginástica (a Konnen) não prevê a mudança da fachada. Nem da cor. “Eles queriam fazer algumas modificações, mas nós não aceitamos. A cor da fachada, inclusive, teria que ser vermelha, conforme o artigo 2 do nosso estatuto que determina que a cor oficial do clube é branca e escarlate”, lembrou. “Essas cores, bem como o emblema do Clube, são imutáveis”, acrescentou, referindo-se à norma estatutária. “Hoje nem isso é”, alertou.
Segundo Ademir, a parceria com a Konnen prevê que a academia fique responsável por reformar o telhado e fazer algumas modificações no interior do clube para adaptar o andar de cima para que “seja usado tanto pelos associados quanto por quem não é sócio”, informou. “É uma parceria (com a academia) como a que já fizemos com a Prefeitura de Barra Mansa para oferecer cursos que beneficiam cerca de duas mil crianças que estão matriculadas em aulas e em atividades esportivas”, comparou.
Antes de encerrar, Ademir Melo voltou a disparar contra seus adversários. “Seria uma contradição nossa fazer tanto pelo clube e na hora ‘h’ agredir a nossa história, se fôssemos permitir a mudança da fachada do Municipal. Não vai mudar nada”, reiterou.
Convênio
A parceria do Municipal com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer prevê que o clube seja utilizado de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, para promover treinos de diversas modalidades esportivas. Além disso, o espaço também poderá sediar eventos, como o Maximum Fight, de lutas marciais, que ocorreu em setembro.
O secretário de Esportes de Barra Mansa, Mário Jorge Ferreira, em recentes entrevistas, lembrou que a concessão do ginásio do Clube Municipal foi firmada para fomentar ainda mais o esporte no município. “Esta parceria atende o nosso projeto ‘Fábrica de Talentos’, e o ginásio poliesportivo servirá de um Centro de Treinamento para diversas equipes que irão representar a cidade em competições regionais e também em nível estadual. Portanto, várias modalidades serão incentivadas aqui, não somente no futsal, mas também vôlei, basquetebol, handebol, ginástica rítmica desportiva e paradesporto”.
Prefeitura vai revitalizar prédio da antiga Estação Ferroviária
A Prefeitura de Barra Mansa está promovendo uma série de melhorias na antiga Estação Ferroviária, que fica à Rua José Marcelino de Camargo, no Centro. Inaugurada no século XIX, a construção é um dos cartões-postais da cidade. O subprefeito, Marco Chiesse, destaca a importância dos serviços que estão acontecendo. “Esses trabalhos contemplam a pintura e revitalização do prédio da Estação, um monumento tão valioso para nossa Barra Mansa. Além disso, está sendo feita também a pintura dos abrigos dos pontos de ônibus. As calçadas próximas à Estação também serão coloridas em breve”, frisou.