Van – Desde a noite de quarta, 15, a UPA do Centro passou a contar com uma van destinada ao transporte de pacientes atendidos no local das 22 às 6 horas. O serviço é pioneiro no estado do Rio, é gratuito e tem o objetivo de garantir o retorno seguro dos munícipes que, após receberem atendimento médico, não possuam condições de voltar para casa por meios próprios. As saídas da Van acontecem de hora em hora, oferecendo conforto, dignidade e segurança a quem mais precisa. A primeira paciente a ir para casa utilizando o transporte foi uma moradora da Vila Ursulino, de 75 anos. “Meu papel como gestor é fazer o poder público chegar aos que estão na ponta; é entregar o que precisam e esperam de nós. Essa Van é mais um gesto de respeito, acolhimento e atenção ao munícipe que busca atendimento à noite. Garantir que ele volte para casa com segurança e dignidade é uma prioridade nossa e vamos seguir avançando neste caminho”, ressaltou o prefeito Luiz Furlani que tinha ao lado a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte; outros secretários; servidores; funcionários da UPA; e os vereadores: Pésão, Eduardo Pimentel, Marcell Castro, Paulo Sandro, Cristina Magno, Elias da Corbama, Bruno Oliveira, Pastor Valter, Casé, Daniel Maciel, Deco, Klévis Farmacêutico e Junior da Van.
Foto: Yuri Melo
Templo seguro (I) – A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa promoveu recentemente o segundo encontro do projeto ‘Templo Seguro’, voltado à proteção de unidades religiosas de diversas denominações e ao fortalecimento do diálogo inter-religioso. A iniciativa prevê o patrulhamento preventivo, a criação de um grupo de trabalho permanente com representantes de diferentes crenças, a implantação gradativa de câmeras de monitoramento em locais de maior vulnerabilidade, a entrega de placas de identificação visual e a formação continuada dos agentes para atuar em situações de intolerância religiosa.
Templo seguro (II) – De acordo com o secretário de Ordem Pública, major Daniel Abreu, a ideia é aproximar a comunidade das forças de segurança. “Estamos iniciando o projeto Templo Seguro em diálogo direto com lideranças de diferentes denominações religiosas — católicas, espíritas, evangélicas e de matriz africana — com o objetivo de fortalecer a presença do poder público junto às casas de fé da nossa cidade. Queremos prevenir crimes como furtos e depredações, combater a intolerância religiosa e, ao mesmo tempo, participar ativamente da vida comunitária, levando orientação, educação e apoio. É uma forma de estarmos cada vez mais próximos da população, garantindo proteção e respeito à liberdade de culto em Barra Mansa”, destacou. Ele vai além. Diz que, como parte da iniciativa, foram entregues placas de identificação do programa ‘Templo Seguro’ em diversos templos e terreiros de diversas religiões, incluindo casas de matriz africana, historicamente mais vulneráveis à intolerância.
2026 (I) – Por falar no major Daniel Abreu, a foto vai surpreender meio mundo. Mostra o secretário de Ordem Pública ao lado do deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca (PP), hoje secretário estadual de Turismo. Os dois estiveram reunidos durante a semana passada para falar de política. Como se sabe, Daniel Abreu é pré-candidato a deputado federal, está sem partido (militar da ativa não pode estar filiado a nenhum partido) e Tutuca, óbvio, vai buscar sua reeleição à Alerj.
2026 (II) – Mas, antes que alguém pense que Abreu esteja por abandonar o ex-prefeito Rodrigo Drable, também pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, um aviso: “Se eu for candidato mesmo a federal, minha dobrada, prioritariamente, será com o meu irmão Rodrigo Drable”, avisou. “Claro que depende dele (Drable) também vir candidato e querer que eu esteja com ele. Se for assim, meu apoio será para ele. A dobrada será com ele”, garantiu Abreu, aproveitando para informar que na reunião com Tutuca, os dois conversaram sobre gestão pública. “Falamos também de políticas partidárias para 2026”, disse sem destacar se filiar ao PP para concorrer à Câmara Federal. “Vamos pensar nisso só no ano que vem. Fico feliz de ser lembrado como um nome possível para 2026, mas esse ano meu foco é ajudar o prefeito Luiz Furlani”, pontuou. “Acho que estamos indo no caminho certo”, finalizou.
Quadra – O prefeito Luiz Furlani esteve no bairro São Pedro para assinar a ordem de serviço de início da reforma e cobertura da quadra poliesportiva da comunidade, localizada ao lado da Escola Municipal Mathilde Franco de Carvalho. Há anos os moradores esperavam pelo serviço. A previsão de conclusão da obra éde 12 meses e o investimento será da ordem de R$ 403mil.
Quadra (II) – Furlani também anunciou a reforma da quadra da Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes, na Bocaininha, que atende 420 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, nos turnos da manhã e da tarde. O anúncio contou com a presença de alunos, professores, e dos vereadores Paulo Sandro, Everton Pésão, Jefferson Mamede, Bruno Oliveira, Pissula, Casé, Klévis Farmacêutico e Eduardo Pimentel.Além da reforma da quadra, será construída uma estrutura de contenção e a ampliação do muro nos fundos da unidade, com o objetivo de garantir mais segurança às crianças. A quadra, construída em 2007, apresenta rachaduras e afundamento parcial do piso devido à erosão causada pelas enchentes do Rio Bocaina, que passa atrás da escola.