A educação pública municipal de Volta Redonda conquistou a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquilla, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Com a conquista no pilar ‘Educação para cidades acima de 100 mil habitantes’, Volta Redonda participou da premiação na Fecomércio, na capital fluminense, com a presença do deputado estadual Munir Neto, representando o prefeito Neto.
“Fico muito feliz por representar Volta Redonda em um momento tão importante, com a Educação do município sendo premiada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. É importante continuar investindo na Educação, porque ela não é só o futuro, mas o presente dos jovens de Volta Redonda”, afirmou Munir, que estava acompanhado do secretário de Juventude, Munir Francisco Filho.
A exposição ‘Porfírio José de Almeida, dedicação à família e às obras estruturais’ já pode ser vista na galeria da Biblioteca Raul de Leoni, na Vila. A mostra foi organizada para a inauguração recente do viaduto da Voldac, que leva o nome do empresário, em comemoração aos 71 anos do município.
A curadoria da exposição ficou a cargo da assessora da Secretaria de Cultura e coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, que reuniu o acervo cedido pela família e selecionado pela viúva, Marisa de Souza Almeida (na foto, ao lado do prefeito Neto).
A exposição vai até o dia 31 de outubro e reúne mais de 20 quadros, com as fotos das obras, peças de uso diário e de máquinas usadas durante trabalho de Porfírio, além de um vídeo com depoimentos, que foi produzido especialmente para a exposição. As fotos, em sua maioria, são de autoria do fotógrafo Antônio Calino, e para a mostra foram reproduzidas por seu filho, Rodrigo Calino, que também é fotógrafo. Horário de visitação: segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
O projeto ‘Nova Música Convida’, do a Sesc- RJ, chega à edição de 2025 celebrando uma década de atividades e reafirmando sua relevância como espaço de encontro e experimentação da cena musical contemporânea. E, até o próximo dia 26 de outubro, a unidade Sesc Barra Mansa estará com uma programação especial com shows inéditos que promovem diálogos entre jovens artistas e músicos consolidados no mercado musical brasileiro, além de ensaios, gravações, reuniões criativas, entrevistas e publicações. Confira a programação em: https:/ www.sescrio.org.br/ novamusicaconvida/
Na terça, 7, o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais promoveu um encontro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Centro Cultural São Paulo. O evento reuniu lideranças culturais de todo o país para discutir propostas e políticas públicas voltadas à valorização da cultura como direito fundamental. Representando o Sul Fluminense, estiveram presentes Marinez Fernandez, presidente do Instituto Dagaz; Camilla Araújo, gestora da instituição; e André Leonardi, gerente geral da Fundação CSN.
Para celebrar o Dia das Crianças com inclusão, alegria e respeito, a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda vai promover um passeio especial para crianças com deficiência neste sábado, 11, das 9 às 12 horas, no Zoo-VR. Dois ônibus vão buscar as crianças em casa para uma manhã de diversão no zoológico, onde profissionais vão criar várias atividades recreativas inclusivas para toda a família. Além do transporte, a pasta vai oferecer alimentação durante o passeio.
Como as vagas são limitadas, os interessados devem tentar contato com a SMPD pelo WhatsApp (24) 3511-3448. Pessoas surdas podem entrar em contato direto pela Central de Intérpretes, pelos números (24) 99973-2565 ou (24) 99251-2975.
O espaço embaixo da Biblioteca Raul de Leoni, na Vila, vai se transformar novamente hoje, sábado, 11, das 8 às 13 horas, em um ponto de encontro entre quem produz e quem consome com consciência. É a Feira da Roça Orgânica, Agroecológica e Artesanal, promovida pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. A feira vai reunir agricultores familiares, produtores de alimentos orgânicos e agroecologia , além de artesãos e empreendedores da culinária artesanal. O público encontrará frutas, verduras e legumes frescos, produtos livres de agrotóxicos, pães, bolos, geleias, queijos, compotas e uma diversidade de itens feitos de forma sustentável.
A professora de Língua Portuguesa Natália Barbosa Gomes Vago, da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, é semifinalista na categoria Romance Jovem-Adulto do concurso literário ‘Livros do Futuro’, promovido pela plataforma TikTok em parceria com grandes editoras. Ela disputa, com outros 44 autores, uma das 20 vagas na final, com o livro ‘Trago a pessoa errada em três dias’, uma comédia romântica contemporânea que mistura humor ácido, drama real e a magia (ou o caos!) das simpatias brasileiras, e conta a história da Stéphanie, uma jovem de 25 anos que nasceu em Volta Redonda e estuda no Rio de Janeiro. A votação é aberta ao público e termina hoje, sábado, 11, por meio do site www.livrosdofuturo.com. “Sou autora por teimosia, professora por paixão e, agora, semi-finalista do ‘Livros do Futuro’, maior concurso literário do TikTok Brasil, na categoria Romance”, pontua Natália.
A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promove na próxima sexta, 17, às 19 horas, a apresentação da peça ‘O Porteiro’, com o ator Alexandre Lino. Será no Clube Municipal, localizado no Centro, e a entrada é gratuita, mediante a doação de 1 litro de leite, que poderá ser entregue até o dia 16, na sede da Secretaria de Assistência Social.
O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, recebeu a ciclista Flávia Real, campeã nacional na modalidade Contrarrelógio Master B1, disputada em Brasília (DF). A atleta é barra-Mansense e dirige o Colégio Verbo Divino. “É um orgulho para Barra Mansa ter uma atleta levando o nome do município longe. Ver a Flávia sendo campeã serve de estímulo para os jovens, crianças e adolescentes. Isso valoriza o esporte, que é um dos principais vetores na transformação dessas vidas”, afirmou Furlani.