Nasceu!

SindiReal obtém reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego 

0
506
Screenshot

Depois de anos sem representação legal própria, trabalhadores das empresas metalúrgicas, metalomecânica e automotivas de Porto Real e Itatiaia passam a contar com um sindicato exclusivo. É que o SindReal obteve, no final de setembro, a Carta Sindical do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, oficializando sua atuação e marcando o início de uma nova fase para a categoria nessas duas cidades. Detalhe: o sindicato já nasceu grande. São nove mil trabalhadores, distribuídos em 63 empresas, entre as quais se destacam a CSN Porto Real, Stellantis (antiga Peugeot), Jaguar Land Rover, MA.

O aQui teve acesso à Carta Sindical. O documento traz a abrangência da base, a representação e a descrição da diretoria. Neste item, o SindiReal tem apenas um diretor da Executiva, mas dispõe de pelo menos outros 12 diretores que representam o Sindicato dentro das empresas. “Nós temos três no Conselho Fiscal e os outros da base”, explicou Bruno Streva, diretor tesoureiro. O SindiReal é presidido por Edmilson Alvarenga, que chegou a ser diretor do Sindicato dos Metalúrgicos na gestão de Silvio Campos. Edmilson já deu entrada na documentação para as filiações à Confederação e Federação Metalúrgica, além das centrais sindicais. Ele aguarda análise das entidades.
O SindiReal, é bom que se diga, não concorre com o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda – presidido por Odair Mariano. Até porque o próprio Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, não permite que dois sindicatos distintos representem uma categoria de trabalhadores na mesma cidade. Acontece que o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda até tentou obter a Carta Sindical para atuar em Porto Real e Itatiaia, mas não conseguiu. Sem representação legal, os trabalhadores dessas duas cidades eram assistidos (nas negociações dos acordos coletivos) pela Federação Metalúrgica. Agora, com um sindicato legalmente constituído, eles têm seu próprio sindicato.

Segundo Bruno Streva, o SindiReal já começou a campanha para novas filiações. “Os diretores espalhados pelas empresas da base têm feito essa ponte, e o número de filiados tem crescido. A gente está conseguindo uma boa adesão”, comentou. Outra questão que o Sindicato tem buscado é oferecer produtos e serviços para seus filiados, como convênios, descontos e cursos profissionalizantes. “Depois de obter a Carta Sindical, nós já fechamos duas negociações coletivas e estamos buscando oferecer cursos para os trabalhadores”, avisou. A sede do Sindicato fica em Porto Real e conta com atendimento presencial e remoto (através de WhatsApp) para os trabalhadores.