A noite de sexta, 15, vai entrar para a história do turismo religioso regional com o pré-lançamento da Rota da Fé, iniciativa que promete impulsionar o setor turístico do Sul Fluminense. O evento contou com a presença do Bispo Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, além dos prefeitos Luiz Furlani, de Barra Mansa, e Aluísio D’Elias, de Quatis.
A Rota da Fé conectará as cidades de Barra Mansa e Quatis, seguindo em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Além de promover o turismo, o projeto também beneficiará a prática de esportes, o artesanato, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros aspectos da cultura das cidades.
Durante a missa solene, presidida pelo Bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, foi apresentado um teaser do documentário que contará a história da Rota da Fé e sua importância para a região. “A Rota da Fé é um caminho de espiritualidade, cuidado e acolhimento aos peregrinos. É uma proposta atenta às necessidades daqueles que caminham com devoção, sobretudo os que seguem rumo a Aparecida pela Via Dutra, que em breve passará por obras e se tornará ainda mais perigosa. Esta rota é uma alternativa segura e abençoada. Esse projeto é também fruto da colaboração entre a Igreja, a sociedade civil e os poderes públicos. É um trabalho coletivo em favor da vida e da fé do nosso povo”, afirmou D. Luiz Henrique.
“Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa que a gente está fazendo junto com Barra Mansa. A interligação dos municípios é importante e, através da Rota da Fé, mais importante ainda. E a gente vai fomentar o turismo religioso, fomentar a economia dos dois municípios, através dos distritos de Amparo, da cidade de Quatis e do distrito de Floriano”, comentou o prefeito Aluísio D´Elias, anunciando que um segundo evento está marcado para o dia 7 de outubro, na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Quatis. Já o lançamento oficial acontecerá no dia 11 de outubro, no Santuário Diocesano, em Floriano.
Presente na celebração, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Cesar Carvalho, reforçou o papel estratégico da iniciativa. “A Rota da Fé é fruto da união entre Barra Mansa e Quatis, construída com diálogo, planejamento e sensibilidade. Ela resgata a identidade religiosa da região e abre novas oportunidades de desenvolvimento. Vai movimentar o comércio, o artesanato, o setor de serviços e, principalmente, valorizar as pessoas que vivem nessas localidades”, destacou.
Vale lembrar que o roteiro intermunicipal contempla três pontos de grande importância histórica e religiosa: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo (em Barra Mansa), a Igreja Nossa Senhora do Rosário (em Quatis) e o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus (em Floriano – Barra Mansa).
Foto: Chico de Assis

