Na mesma praça

RIO CLARO: 7 edição da Flirc deve atrair 70 autores independentes

0
1015

A Praça Fagundes Varela será o centro das atenções com a realização da 7ª Feira Literária de Rio Claro (FLIRC),iniciada ontem, sexta, 15, e que termina neste sábado, 16, com a presença esperada de aproximadamente 70 autores independentes de diferentes regiões do país. A novidade é que este ano será realizada a Flirczinha, espaço gastronômico, com a participação de artesãos locais, show de talentos, além de apresentações musicais noturnas.

Segundo a secretária de Educação, Thais Isabelle de Carvalho, a FLIRC de 2025 ganhou uma dimensão muitomaior. “Cada escola (de Rio Claro) elegeu uma apresentação para a feira. São 16 escolas que se apresentarão durante a FLIRC, algumas com apresentações do Fundamental 1 e 2”, afirmou.

Ela lembrou ainda que, ao longo do ano, as escolas realizaram concursos literários que incentivaram a leitura e a Flirczinha, instalada na quadra da Casa de Cultura, será voltada ao público infantil e funcionará das 8h30min às 17horas. O espaço contará com contação de histórias, exposição de trabalhos escolares, atividades recreativas, jogos pedagógicos, ações que unem tecnologia e literatura, além de um Jardim Sensorial em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
Além das apresentações escolares, o público poderáassistir palestras e participar de rodas de conversa com autores renomados, como Nilma Boechat, autora de Xandinho, que falará sobre educação ambiental. O personagem Xandinho se apresentará neste sábado. Outro nome confirmado é Júlio Emílio Braz, que abordará “O que não é visto, não é comprado – o protagonismo negro na Literatura Infantojuvenil” em uma roda de conversamarcada para hoje, sábado, às 9h50min.

Na Casa de Cultura, hoje, dia 16, acontecerão duas rodas de conversa abertas ao público: Natureza e Modernidade na Poesia de Fagundes Varela, com Anderson Silva, Edilson dos Santos, Saulo Soares e Teresinha Pereira; e uma oficina de escrita criativa, com Wlange Keindé e Carol Façanha, aberta a todos os interessados. Serão às 10 e 15 horas, respectivamente.  As inscrições estão disponíveis por meio de formulário nas redes sociais da FLIRC.

Thais Isabelle ressalta que o governo Babton aposta no turismo como forma de atrair visitantes, aliando-o à dimensão educacional e cultural do evento. “Nesta gestão, Rio Claro está investindo muito na questão do turismo. Tanto que vai acontecer o lançamento da trilha de longo curso da cidade. Estamos esperando muitas pessoas da região. Preparamos um evento educacional e cultural, além de divulgar as belezas da cidade”, explicou.