Na segunda, 11, em Volta Redonda, a Instância de Governança Regional (IGR) do Vale do Café, responsável por coordenar ações voltadas ao desenvolvimento turístico regional de forma integrada e sustentável, elegeu sua nova diretoria, com mandato de dois anos. Ela é formada por José Luiz Junior, secretário-executivo de Turismo de Vassouras, que será o presidente; Renan Cruz, secretário de Turismo de Piraí (vice-presidente); Alexandre O’Reiily, subsecretário de Turismo de Paty do Alferes (diretor de Comunicação e Marketing); Ricardo Louro, secretário de Turismo de Paracambi (diretor-financeiro); Maninho, de Mendes (secretário-geral), e Débora Cândido, de Volta Redonda, na Diretoria Técnica.
“Tive a honra de assumir a presidência da IGR Vale do Café com grande apoio dos municípios integrantes e com uma missão muito importante: fortalecer cada município individualmente por meio da união de todos eles. Uma IGR forte é uma IGR unida. E é assim que queremos o Vale do Café: forte e unido, com seus 14 municípios trabalhando juntos para fortalecer o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente eleito, José Luiz Junior.
Além de Volta Redonda, estiveram presentes no encontro representantes dos seguintes municípios: Barra Mansa, Piraí, Miguel Pereira, Rio Claro, Barra do Piraí, Vassouras, Rio Das Flores, Paty do Alferes, Paracambi, Pinheiral, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.
IGR no turismo regional
Entre as principais atribuições da IGR do Vale do Café estão coordenar a regionalização do turismo, promovendo a identificação de atrativos, a capacitação profissional e a criação de roteiros integrados; incentivar a cooperação entre municípios, oferecendo experiências turísticas mais completas e diversificadas; e fomentar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego, renda e fortalecendo a cultura e identidade locais.